O Instituto Anjos da Enfermagem, fundado em Juazeiro do Norte, fechou um contrato de três anos com o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para a implementação do projeto Brinquedo Terapêutico (BT) em todas as suas unidades na capital paulista e em Brasília (DF), além de hospitais gerenciados indiretamente. Ao todo, serão cerca de 300 profissionais da saúde capacitados para realizar o trabalho com os pacientes.
A fundadora e presidente do instituto, a juazeirense Jakeline Duarte, explica que a proposta é levar educação humanizada, regada com uma pintada de amor para os profissionais que lidam diariamente com a dor do próximo.
“Com esse projeto relativamente simples, invertemos um pouco a ordem das coisas. Normalmente a equipe do Sírio é que vai até outros centro para capacitar os profissionais, dessa vez o Cariri é que se fará presente no maior centro brasileiro para levar um pouco do nosso calor humano. Fomos selecionados em meio a grandes nomes, em referência no Brinquedo Terapêutico no Brasil, o que nos honra, assim como aumenta nossa responsabilidade”, destacou.
No final de outubro, Jakeline Anjos esteve na capital paulista onde realizou uma palestra no hospital pediátrico, Márcia Braido, em São Caetano do Sul, através de uma parceria com uma das maiores empresas de distribuições de insumos do país, a Cirúrgica Fernandes, hoje também patrocinadora oficial do Instituto Anjos da Enfermagem.
O primeiro projeto do Instituto foi os “Anjos da Enfermagem”, criado há 16 anos pela enfermeira Jakeline Duarte. Hoje, o projeto de voluntariados é o maior programa de extensão universitário da Enfermagem no país, que tem como objetivo transformar vidas através da educação em saúde e suas técnicas inovadoras. O trabalho está presente em 10 estados brasileiros, levando amor e atenção para quem aguarda a recuperação em um leito de hospital.
“Atualmente nós contamos com cerca de 180 voluntários que executam o papel de Anjos em 10 estados brasileiros, um trabalho lindo de amor ao próximo e um modelo de negócio social, que nós gostaríamos muito de volta a implementar no Cariri, onde tudo nasceu. Para isso, gostaríamos de ter o engajamento de instituições de ensino e empresas para que mais pessoas possam ser tocadas pelos Anjos”, finalizou.
Para 2020, o Instituto Anjos deve intensificar as palestras sobre Brinquedo Terapêutico e Acolhimento por todo o Brasil e ainda implantar o 1º laboratório do BT no Colégio Paraíso, em Juazeiro do Norte. Um programa inovador, que une a ciência da medicina e a educação em saúde através do brincar. Com o laboratório, os alunos de 05 a 12 anos de idade terão curso de Primeiros Socorros, com simulações com uso de brinquedos. As crianças serão orientadas a lidarem com situações como: incêndio, engasgo, afogamento, choque elétrico, entre outros.
Por Antonio Rodrigues
Fonte: Diário do Nordeste