A Escola Porto Iracema das Artes realiza a abertura da exposição “Deslocamento das Memórias”, resultado das atividades realizadas em 2023 por jovens artistas do percurso de Artes Visuais do aBarca, projeto da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult). O evento ocorre no sábado (21), às 18h, no Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo. Com mais de 30 obras produzidas por 16 artistas participantes do percurso, a mostra tem encerramento previsto para o dia domingo (22).
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Koo
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
As produções são frutos das experimentações dos jovens artistas no módulo cinco do percurso, intitulado “Mapeação: da criação e leitura de portfólios às exposições e suas concepções”. Integram as exposição obras dos artistas Alencar, Antonia Roberta, Breno, Cinthia Maria, David da Silva, Francinara de Sousa, Jasline Sales, Gabriela Ramos, Iara Conrado, Jardeson Alencar, Laiza, Lannay Menezes, Maicon, Nicole Pinheiro, Talita Teles e Yarlos Sousa.
Entre pinturas e bordados, a mostra tem como objetivo buscar a junção de todas as materialidades realizadas nos módulos anteriores, numa única dinâmica expográfica pensada/desenvolvida pelas pessoas participantes, bem como, a confraternização de encerramento do ciclo de formação. Em coletivo, os jovens definem a experiência no aBarca como uma oportunidade de aprimoramento no aprendizado cultural.
“A mostra Deslocamento das Memórias é um especial momento de finalização do projeto aBarca de Artes Visuais no Crato. Para todes nós que pensamos e acompanhamos essa turma de jovens chegar até aqui é uma conquista e o resultado da dedicação e carinho da fabulosa equipe de artistas professores que construíram todos os espaços de aprendizagem e experiência. Essa é a nossa primeira vez na cidade com a formação em artes visuais e fomos amplamente acolhidos pelo Centro Cultural do Cariri, demonstrando assim a potência dos espaços de formação em artes para a partilha e propagação de saberes”, conclui a coordenadora do Programa de Formação Básica em Artes Visuais da Porto Iracema, Camila Alves.
“Deslocamento das Memórias”
Ao deslocarem os pensamentos, advindos das provocações geradas nos ciclos formativos do percurso em Artes Visuais do aBarca, ministrado na cidade do Crato, no corrente ano, os participantes, proponentes dessas visualidades, diagnosticaram a memória como algo recorrente em suas produções. Assim como, as emergências da Terra, a sensação de progressão, o entendimento de liberdade de expressão e por consequência a resistência nas diversas esferas da vida individual e coletiva. Todavia, a memória sempre apareceu como o código recorrente em importantes exercícios de autopercepção e índices pessoais, deslocando os estado físico da matéria, movimentando o passado para outros dois estados: o de presentificar o registro e o de futurar o passado, agora.
Sobre aBarca
O aBarca é um projeto da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) que promove a expansão de atividades de formação básica em artes para o interior do Ceará desde 2022. Financiado pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP) e executado pela Escola Porto Iracema das Artes, o projeto consiste na realização de percursos formativos de iniciação às artes, nas linguagens de Artes Visuais, Audiovisual e Teatro, para jovens entre 15 e 29 anos residentes em territórios de Fortaleza (Bairros Vicente Pinzón, Genibaú e Curió), Caucaia, Maranguape, Maracanaú, Itapipoca, Sobral, Quixadá, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte, com perspectiva de expansão para outros municípios.
Serviço:
O quê: Projeto aBarca realiza exposição coletiva “Deslocamento das Memórias” no Crato
Onde: Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, localizado na Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, 1 – Bairro Gizélia Pinheiro (Batateiras), Crato .
Quando: sábado, 21 de outubro
Horário: 18h
Gratuito e aberto ao público