O campus de Crato do IFCE lança o edital de seleção para a turma 2024 da especialização em Manejo Sustentável da Irrigação para o Desenvolvimento dos Sistemas Agrícolas.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Koo
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
As inscrições estarão abertas de 19 de outubro a 5 de novembro, pelo e-mail coemsi@crato.ifce.edu.br. Para realizar a inscrição, é necessário enviar o formulário (Anexo 3 do edital) preenchido e assinado, documento oficial de identificação, diploma do curso de graduação ou certidão de colação de grau emitida pela instituição de ensino superior, pré-projeto original, currículo lattes atualizado, formulário de avaliação do currículo lattes, comprovante de residência e uma foto 3×4.
São 25 vagas no total, divididas em ampla concorrência (18), pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas (5) e pessoas com deficiência (2). A seleção será feita em três etapas: análise do pré-projeto, entrevista acadêmica e análise de currículo.
A pós-graduação em Manejo Sustentável para o Desenvolvimento dos Sistemas Agrícolas tem como objetivo capacitar profissionais de nível superior com competências e habilidades para gerenciar e manejar áreas irrigadas, com princípios sustentáveis dos sistemas agrícolas, com o uso racional da água e do solo e, assim, atender às necessidades da sociedade, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional.
Podem se inscrever para a seleção profissionais com formação superior em Tecnologia de Irrigação e Drenagem, Tecnologia em Saneamento Ambiental, Tecnologia em Meio Ambiente, ou em Controle Ambiental, Tecnologia em Construção Civil, Agronomia, Engenharia Agrícola, Engenharia Ambiental, Zootecnia, Licenciatura em Ciências Agrícolas, Engenharia Civil, Biologia, Geografia.
Também podem se candidatar Administradores, Advogados, Geólogos, Economistas, Arquitetos, Urbanistas, Pedagogos, Cientistas Sociais e demais áreas afins, que trabalham ou pretendem atuar no planejamento e gestão ambientais ou são responsáveis pelo gerenciamento e execução de atividades ligadas à área ambiental, desenvolvam atividades de diagnóstico, avaliação de impactos, proposição de medidas mitigadoras, corretivas e preventivas, recuperação de áreas degradadas, acompanhamento e monitoramento ambiental ou sejam educadores e colaborem na formação de consciências.
A especialização tem duração de 18 meses, que podem ser prorrogados por mais seis meses. As aulas são quinzenais, nas quintas e sextas-feiras, no período da tarde das 13h às 17h, e à noite, das 18h às 22h.