“Nós presenciamos centenas de famílias desabrigadas, nas ruas, monumentos que viraram ruínas”. O relato é da vice-governadora do Ceará, Jade Romero, que estava em comitiva oficial em Marrakech, no Marrocos, e presenciou terremoto de magnitude 6,8 que atingiu o país nesta sexta-feira (8).
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Koo
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
O abalo sísmico já deixou 1.037 mortos e mais de 1.200 feridos, de acordo com um balanço divulgado pelo Ministério do Interior para a TV estatal.
Em vídeo, Jade Romero esclarece que está em segurança e já se distanciou do epicentro do terremoto. “Já deixamos Marrakech, saímos do epicentro do acontecido e tá tudo bem com todos nós que fazemos parte dessa comitiva”.
Jade disse ainda que a comitiva está se organizando para deixar o país em breve. Seis pessoas fazem parte da equipe governamental. Assista:
Ver essa foto no Instagram
A vice-governadora cumpria agenda oficial no país africano para participar da X Conferência Internacional de Geoparques da Unesco, que se realizará em Marrakech. O evento, contudo, foi cancelado, segundo Jade. O encontro congregaria participantes de 195 geoparques, de 48 países.
O terremoto aconteceu a uma profundidade de 18,5 quilômetros, segundo o USGS. Na rede social X (Twitter), há relatos de pessoas correndo para as ruas e prédios tremendo.
O terremoto ocorreu a cerca de 72 quilômetros da cidade de Marrakesh, às 23h locais (20h de Brasília). O tremor foi sentido em outros países: há relatos em veículos de imprensa de Portugal, Espanha e Argélia.
Fonte: g1 CE