Os ponteiros já estão girando e as horas badalando na Praça Francisco Sá, conhecida popularmente como Cristo Rei. O relógio, muito além da passagem do tempo, marcou a história do Crato. Por esse valor histórico e cultural foi completamente restaurado pelas mãos do especialista Junú, filho do mestre Geraldo Freire. A restauração estava incluída no projeto de requalificação da praça, executado pela Prefeitura.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Koo
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
No momento, estão sendo realizados ajustes finos. “Estamos alinhando tudo para que sejam batidas horas cheias, de uma a doze batidas; e, a cada meia hora, uma batida mais fraca também”, explica o metalúrgico Junú Freire. Para o historiador Huberto Cabral, a restauração do relógio foi a intervenção mais expressiva da requalificação da praça Francisco Sá.
Restauração
O especialista Junú Freire destaca que foram restauradas buchas e partes de ferro e de bronze, principais matérias-primas do relógio. Além disso, foram reconstruídas engrenagens e confeccionadas peças novas.
“Restauramos um objeto antigo em funcionamento. Foi necessária uma delicadeza a mais. Então, houve um trabalho artístico e, ao mesmo tempo, altamente técnico. Meu pai que, lá atrás, já tinha restaurado ele, acompanhou tudo. Foi muito especial trabalhar nesse patrimônio histórico e cultural dos cratenses”, pontua.