O Censo Demográfico 2022 foi finalizado em 149 dos 184 municípios do Ceará, o que representa mais de 80% do total, segundo a Superintendência Estadual do IBGE no Ceará (SES/CE).
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
• Facebook
• Twitter
• Instagram
• YouTube
• Koo
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Com a proximidade do encerramento do Censo, muitos municípios cearenses já finalizaram a coleta domiciliar.
O censo demográfico faz parte de uma série que conta com o mínimo de três reuniões por município. As primeiras foram realizadas antes do início do Censo, para o planejamento da operação e o angariamento de apoios para a sua realização. A segunda rodada ocorreu já durante a coleta, promovendo o acompanhamento e aperfeiçoamento dos trabalhos.
Atualmente, marcando a fase final do Censo, ocorre a terceira etapa, com a avaliação do processo e a apresentação de alguns dados preliminares. Além dessas três reuniões obrigatórias, podem ocorrer também Repacs extraordinárias, de acordo com a necessidade de cada município.
Todas as reuniões de acompanhamento do Censo são organizadas e conduzidas pelos Coordenadores de Área e de Subárea do Censo em cada região do estado.
As Repacs reúnem representantes de cada município, sejam estes prefeitos, chefes de gabinete, vereadores, secretários, servidores, etc., além de membros de instituições públicas e privadas e de organizações da sociedade civil.
O Censo
O Censo é uma pesquisa realizada a cada 10 anos pelo IBGE, e a última foi feita em 2010. O levantamento realiza uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira e permite traçar um perfil socioeconômico do país.
A atual edição do Censo deveria ter acontecido em 2020, mas foi adida por conta da pandemia de Covid-19 naquele ano. Em 2021, um novo adiamento por conta de falta de recursos do governo.
Além saber exatamente qual o tamanho da população, o Censo visa obter dados sobre as características dos moradores – idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, saneamento básico dos domicílios, entre outras informações.
A população brasileira é estimada atualmente em cerca de 215 milhões de pessoas. O IBGE calcula que existam hoje cerca de 75 milhões de domicílios no país.
Fonte: g1 CE