O feriado do Dia do Trabalhador foi de banho de mar para a agricultora Rita de Cássia Silvestre. A viagem à Praia do Uruaú, no município de Beberibe, foi custeada por uma campanha virtual de arrecadação para ajudar na realização do sonho de conhecer o mar e tocar a areia da praia. Rita foi diagnosticada com o Sarcoma de Ewing em 2021 e atualmente vive sob cuidados paliativos.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
• Facebook
• Twitter
• Instagram
• YouTube
• Koo
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
“Foi uma sensação muito boa. Eu não tenho nem palavras para dizer como foi bom. Foi lindo demais, vou levar para o resto da minha vida. Foi uma sensação tão boa aquela água nos pés. Foi muito emocionante”, relembra Rita de Cássia. Ela reside na zona rural do Crato.
A chegada à praia foi no último sábado (29). A agricultora foi acompanhada do esposo, Raimundo Souza, e da amiga Eliane Lima, que conheceu na luta contra o câncer. Foi Eliane quem comunicou sobre o sonho de Rita para a criação da campanha de arrecadação pela Associação Beneficente Cristã Eu Me Importo.
Campanha
Com as doações, também foi possível incluir a ida de Daiane, sobrinha de Eliane Lima. A quantia arrecadada foi de R$ 2.300, conforme Nilton Reis, coordenador do projeto. O valor foi complementado por mais demonstrações de solidariedade, como os descontos na hospedagem em Uruaú por três dias. A revisão do carro que levou Eliane feita por um mecânico que não cobrou pelo serviço.
Durante a campanha, o coordenador explica que a associação foi procurada por outros estabelecimentos oferecendo uma estadia mais curta. Pela condição de saúde delicada de Rita e Eliane como pacientes de câncer, o projeto optou por uma viagem em que as duas tivessem tempo de descansar pelo deslocamento de ida. Segundo Nilton Reis, a campanha foi fechada no dia 19 de abril, quando a meta para a viagem de Rita foi atingida.
A associação também providenciou o acompanhamento de uma enfermeira. Os membros do projeto custearam suas próprias despesas para estar com os quatro beneficiados na viagem.
Rita retornou ao Crato nesta segunda-feira (1º), com as lembranças e os registros do fim de semana em vídeos e fotos. Ela diz se sentir feliz e realizada pelo que viveu bem próximo ao mar. A agricultora expressou ainda a gratidão por todos aqueles que doaram e proporcionaram o momento que tanto esperou vivenciar.
Câncer raro
Desde cedo, Rita de Cássia trabalhou como agricultora na zona rural do Crato para ajudar a família, conciliando com os estudos. Ela tinha o sonho de conhecer o litoral cearense, mas conta que precisou adiar essa vontade ao descobrir que tinha câncer.
Rita teve o Sarcoma de Ewing diagnosticado na perna direita há três anos. Posteriormente, a doença se espalhou para o pulmão. Atualmente, ela recebe tratamento e cuidados de familiares, médicos e amigos.
O Sarcoma de Ewing é um tipo de câncer raro, atingindo principalmente crianças, adolescentes e adultos do sexo masculino. O tumor geralmente afeta os ossos da pelve (quadril), tórax (costelas) e ossos longos, como o fêmur (na perna) e úmero (no braço).
Os sintomas iniciais são variados, mas inicialmente por ser percebida uma massa ou um inchaço no local do tumor. Outro sintoma é a dor no local.
A dor pode ser causada tanto pelo crescimento do tumor como por uma fratura do osso enfraquecido pela doença.
Por Thaís Brito
Fonte: g1 CE