Realizada a abertura oficial do Festival Sérvulo Esmeraldo 90 anos. A solenidade foi realizada na última quarta-feira (30), no pátio da Reitoria da URCA, com a presença da coordenadora festival, Dodora Guimarães, e o Reitor da URCA, Francisco do O’ Lima Júnior, o Vice-Reitor, Carlos Kleber e o presidente do Instituto Cultural do Cariri (ICC), José Flávio Vieira. A Orquestra Mirim da Vila da Música realizou apresentação inicial.
O Festival Sérvulo Esmeraldo 90 anos inicia com as residências artísticas, que vão até o dia 7 de novembro. Os trabalhos continuam com as exposições resultantes dessas vivências, exposições que estarão em espaços da URCA, no campus do Pimenta, em Crato, último local de realização de exposição do cratense em sua terra natal.
Durante a abertura foi exibido filme sobre a vida e obra do artista plástico, com depoimentos de críticos, artistas e da coordenadora do Festival, Dodora Guimarães, que foi esposa de Sérvulo. A obra do artista é marcante na trajetória das artes plásticas do País e conquistou projeção internacional.
Em Crato, na sua última exposição, foram doadas algumas obras como as pirâmides, expostas na área da Encosta do Seminário, e o Tetraedro, que foi doado à Universidade Regional do Cariri. A obra será inaugurada no próximo dia 7, com descerramento da placa inaugural, no encerramento das oficinas e residências artísticas.
O festival traz à tona os ambientes de vivência do artista, formação, de onde ele saiu aos 18 anos de idade, sua preocupação com o social, origens e afeto. Todas as ações desenvolvidas durante o festival, buscam essa ligação da vida e obra do artista, mas dentro de um contexto de valorização das artes e da cultura local.
Ano cultural Sérvulo Esmeraldo
Em reconhecimento ao legado do artista nascido no Crato em 1929, o Governo do Estado do Ceará instituiu em 2019, por medida de Lei, o Ano Cultural Sérvulo Esmeraldo, comemorativo aos seus 90 Anos.
O Festival Sérvulo Esmeraldo 90 Anos será realizado de 30/10 a 30/11, com curadoria de Dodora Guimarães e Marcus de Lontra Costa. O Festival promove no Crato uma programação que inclui cursos, oficinas, residências artísticas e exposições com grandes nomes da arte no Brasil. As atividades serão centradas na formação artística e gratuitas, sendo acessíveis a todos os públicos.
O Festival é uma realização do Instituto Sérvulo Esmeraldo, em parceria com a Universidade Regional do Cariri (URCA), através da Pró-reitoria de Extensão, e o Instituto Cultural do Cariri (ICC), com o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Estado – Secult, e da Prefeitura do Crato, com agradecimentos à Enel.
Exposição Babinski
Os visitantes do Festival Sérvulo Esmeraldo 90 anos poderão percorrer uma exposição inédita e antológica para reconhecer e festejar a presença de Maciej Babinski, artista nascido na Polônia (Varsóvia, 1931), que adotou o Cariri cearense há 27 anos – não como refúgio, mas como campo de expansão para a sua vida e para o exercício da arte com a maior liberdade possível.
Residências Artísticas
Durante o Festival, os artistas residentes irão vivenciar o celeiro cultural que é o Cariri cearense, cada um com turmas de artistas inscritos e selecionados para a experiência, de 31/10 a 07/11. As residências artísticas têm à frente as artistas visuais com trabalhos colaborativos Rochelle Costi e Mônica Nador e o fotógrafo Gentil Barreira – que fotografou e acompanhou Sérvulo Esmeraldo por mais de 30 anos. Serão dias de imersão e compartilhamento que resultarão em uma exposição coletiva, com curadoria de Marcus Lontra Costa e Dodora Guimarães, na URCA – Campus Pimenta.
Programação paralela
A URCA promove uma série de atividades abertas ao público durante o Festival Sérvulo Esmeraldo 90 anos. No dia 14, às 14h, o Centro das Artes sedia uma sessão do projeto Cinemaria, cineclube que envolve professores e alunos de artes e a comunidade em geral.
Uma mesa-redonda sobre “O Crato de Sérvulo” reúne José Flávio Vieira, Humberto Cabral e Napoleão Tavares Neves. Essa acontece no dia 28/11, às 19h, no Instituto Cultural do Cariri (ICC).
Juntamente com a Secult, a universidade também promove exibições do documentário “Sérvulo Esmeraldo – O Espaço no Infinito”, durante o período do festival, nos municípios do Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. O calendário de exibições e os locais serão divulgados paulatinamente nas redes sociais do Instituto.
Também está prevista uma Vivência Estética Compositiva com André Moraes e Carolina Mapurunga, na Comunidade do Gesso, nos dias 29 e 30 de novembro.
Serviço:
Festival Sérvulo Esmeraldo 90 anos
Data: De 30/10 a 30/11/2019
Local: Crato/CE
Mais informações: Instagram / Facebook
Abertura Exposições: 07 de novembro, 19 horas
Coletiva Conclusiva das Residências Artísticas com os Artistas Participantes.
Maciej Babinski: Desenhos, Gravuras e Pinturas (1961 – 2019)
Período das Exposições na URCA, Campus Pimenta: 07 a 30 de novembro de 2019
Visitação: segunda à sexta, das 08h às 12; das 14h às 16h; e das 18h às 22h