A Tupperware é mais conhecida por recipientes de plástico reutilizáveis que podem encorajar os usuários a guardar alimentos por muito mais tempo do que deveriam antes de jogá-los fora. Os acionistas da empresa sabem como é isso. Eles –como muitos investidores em manias da era pandêmica– aprenderam uma lição dolorosa sobre os limites de sua própria previsão.
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Na última sexta-feira (7), a Tupperware anunciou que havia contratado consultores financeiros em meio a uma crise de caixa. Citando um cenário econômico desafiador e o aumento dos custos com empréstimos, a empresa admitiu que pode não ter recursos para continuar operando, e seu status como um negócio viável está em dúvida.
Nesta segunda (10), primeiro pregão após o anúncio, as ações Tupperware Brands Corp. despencaram 48,8% na Bolsa de Nova York, e o valor de mercado da empresa caiu para menos de US$ 100 milhões, em comparação com uma dívida de mais de US$ 700 milhões.
Em 2023, a empresa registrou receita de US$ 1,7 bilhão, ante US$ 2,7 bilhões uma década atrás.
“A Tupperware embarcou em uma jornada para reverter nossas operações, e hoje [sexta] marca um passo crítico para lidar com nossa posição de capital e liquidez”, disse Miguel Fernandez, presidente-executivo da Tupperware Brands. “A empresa está fazendo tudo ao seu alcance para mitigar os impactos dos eventos recentes e estamos tomando medidas imediatas para buscar financiamento adicional e resolver nossa situação financeira”.
A pandemia obrigou pessoas a cozinharem em casa, e as vendas dispararam. O valor de mercado da Tupperware subiu para mais de US$ 1 bilhão no final de 2020, e a companhia acreditou que a demanda por embalagens plásticas de marca seria sustentada. A coluna do FT previu corretamente que o boom teria curta duração.
Earl Tupper fundou o negócio em 1946. Ele prosperou graças às chamadas “festas Tupperware”, nas quais grupos de mulheres vizinhas se encontravam e compravam os potes. A empresa ainda conta com a venda direta de centenas de milhares de distribuidores e vendedores independentes. Isso parece anacrônico na era digital.
Antes da pandemia, a empresa concluiu uma troca de dívida que cortou o principal devido. Em 2022, a Tupperware registrou Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) de apenas US$ 124 milhões. A empresa parece caminhar para uma reestruturação final na qual os credores se tornariam proprietários de uma embalagem mais fina da Tupperware.
As manias de investimento da era pandêmica também incluíram Peloton, Zoom e Domino’s Pizza. Alguns investidores têm o mau hábito de “viés de recência”, extrapolando tendências de longo prazo a partir de bolhas de curto prazo. Eles devem apostar na Tupperware para manter essa percepção fresca, mesmo que a comida não seja.
Fonte: Folhapress