A chuva no Ceará segue nesta sexta-feira (17) e sábado (18), segundo previsão do tempo da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O órgão apontou que todas as regiões do estado apresentam tendência para precipitações.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
• Facebook
• Twitter
• Instagram
• YouTube
• Koo
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
A intensidade das chuvas deve variar de fraca a forte. A tendência é que as condições sejam ainda mais favoráveis, ou seja, com chuvas mais generalizadas e com maior intensidade, principalmente em áreas da Jaguaribana, Cariri e Ibiapaba.
Nesta quinta, municípios do Ceará como Fortaleza, Pacatuba, Quixadá e Aratuba registraram fortes chuvas — no último, inclusive, um deslizamento de terra deixou três mortos.
Moradores se agarram à corda em praça alagada de Pacatuba, na Grande Fortaleza.
As precipitações estão relacionadas à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema meteorológico indutor de chuvas no Ceará durante a quadra chuvosa. Na ocasião, a faixa de nuvens está próxima da costa norte do Nordeste, colaborando para áreas de instabilidade.
Risco de deslizamentos
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) alerta para risco moderado de movimentos geológicos na Região Metropolitana de Fortaleza, no norte e noroeste do Ceará nesta sexta-feira (17).
Conforme o órgão, os acumulados de chuvas registrados nos últimos dias e previsão meteorológica indicando pancadas de chuvas de intensidade moderada a forte no decorrer do dia, podem ser suficientes para deflagrar deslizamentos de terra pontuais.
Fonte: g1 CE