O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou, na tarde desse domingo (26), uma jiboia no município de Santana do Cariri. A cobra estava em uma árvore e foi resgatada pelos bombeiros militares. O animal foi solto próximo a uma fonte d’água na Floresta Nacional do Araripe-Apodi.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
• Facebook
• Twitter
• YouTube
• Koo
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Por volta das 12h47min, a equipe da 2ª Companhia do 5º Batalhão de Bombeiros Militar (2ª Cia/ 5º BBM) foi acionada pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) para atender a uma ocorrência de resgate de uma cobra no Sítio Pedra Branca. De acordo com a solicitação, “uma serpente com dois metros de comprimento se encontrava em um pé de seriguela próximo a um bar”.
O animal foi resgatado em segurança pelos bombeiros militares. O animal foi solto em um local seguro, longe da civilização e próximo a uma fonte d’água, na Floresta Nacional do Araripe. A guarnição que atuou na ocorrência foi composta pelo subtenente Reginaldo e o soldado Welson.
A espécie
A jiboia é uma serpente encontrada em várias regiões do Brasil e da América Latina. Ela pode chegar a mais de três metros de comprimento e é conhecida por ser uma serpente robusta e de hábitos noturnos. Geralmente, se alimenta de pequenos mamíferos, aves e répteis.
Sua coloração varia bastante, mas geralmente é marrom ou cinza com manchas escuras ou marrons. Ela é um animal bastante tranquilo e pouco agressivo com humanos, exceto quando provocada. Se você encontrar uma em seu caminho, mantenha distância e evite tocá-la. Em seguida, acione uma equipe do Corpo de Bombeiros para fazer o resgate, discando o número 193. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, inclusive em fins de semana e feriados.
Balanço
Em 2022, o Corpo de Bombeiros atendeu 9.641 ocorrências de resgate de animais em todo território cearense. O número supera os resultados atingidos em 2020 e 2021, quando foram atendidas 3.926 e 5.217 ocorrências, respectivamente. Somente em 2023, o Corpo de Bombeiros Militar já atendeu a 1.574 resgates de animais, sendo 70% destas serpentes.