A produtividade está mais em alta do que nunca. Nos dias de hoje, é quase impossível contar quantas pessoas estão em busca de dias mais produtivos, dar “check” na lista de tarefas e fazer o dia render cada vez mais. E, na busca dessa produtividade, muitos acabam acordando mais cedo para ter mais tempo durante o dia. Porém, essa pode não ser a melhor solução.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
• Facebook
• Twitter
• YouTube
• Koo
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
A hora mais estressante do dia
Se você é uma daquelas pessoas que acordam cedo para realizar as tarefas do dia com calma mas, mesmo assim, se vê estressado e sem tempo, você provavelmente foi tomado pela pressão da produtividade tóxica.
Segundo um estudo feito em Londres, a sensação de não ter tempo o suficiente para cumprir todos os afazeres do dia pode causar frustração e estresse matinais, aflorando até a ansiedade. O estudo foi feito através de uma pesquisa com 2 mil pessoas adultas que, em sua maioria, consideram 7h23 (em média) o horário mais estressante do dia.
O estudo também apontou uma leve diferença entre homens e mulheres. Para as mulheres, normalmente, os primeiros obstáculos do dia são enfrentados um pouco mais cedo do que os homens, às 7h50. Já para eles, o estresse costuma iniciar às 8h43.
Conheça seus limites
No desenvolver dessa pesquisa, é explicado também que muitas pessoas planejam afazeres para o turno da manhã, que não tem tanto tempo assim. De acordo com Zuzana Bustikova, que atua no Marketing de Bem-estar, a pesquisa mostra como “pequenas coisas” afetam nosso dia. “Muitas vezes, quando pensamos em “drama”, pensamos em algo grande, mas a pesquisa mostra o impacto que pequenas pequenas imperfeições podem ter em nosso humor diário”.
Escovar os dentes, arrumar a cama, tomar banho, preparar o café da manhã, acordar filhos ou parceiro (a), enfrentar o trânsito para o trabalho, encontrar uma vaga para estacionar ou enfrentar transportes públicos cheios… São muitos fatores a serem enfrentados tão cedo, tornando difícil fazer tudo com calma e afetando a saúde mental.
Uma das principais medidas para manter a saúde mental é conhecer seus limites. Portanto, o ideal é que você reconheça qual tipo de estresse você lida de manhã – e no resto do dia também – para lidar com ele da melhor forma possível. A maneira mais saudável de lidar com a sua rotina e seus afazeres é entendendo o que está dentro do possível para você.
Fonte: Seleções