O Governo do Ceará elaborou um plano de contenção contra o avanço da mancha de óleo. No plano ficou definido uma barreira para evitar que a substância atinja os rios Curu e Jaguaribe. A execução do projeto deve ser iniciada nesta terça-feira (29).
A água dos rios é usada na irrigação e consumo humano e de animais, o que agravaria o desastre ambiental caso o óleo atinja as fontes de água doce.
O Rio Curu abastece seis cidades do Ceará: Paramoti, General Sampaio, Apuiarés, Pentecoste, São Luís do Curu e São Gonçalo do Amarante. Já o Rio Jaguaribe abastece dezenas de municípios e é o mais extenso do estado, com percurso de 633 quilômetros.
27 praias atingidas
As manchas de óleo que atingem o litoral nordestino continuam se espalhando nas praias cearenses. A Marinha confirmou a presença da substância na Praia das Três Bandeiras, na cidade de Barroquinha, neste domingo (27).
Segundo a prefeitura do município, uma força-tarefa retirou cerca de 50 quilos da mancha nesta segunda-feira.
Com o local afetado pela poluição, sobe para 27 o número de praias cearenses que sofreram com a sujeira de petróleo cru. Conforme o capitão da Marinha Peixoto, a substância foi achada incrustada em rochas da praia.
Além do Ceará, as manchas de óleo atingem mais de 220 localidades dos nove estados do Nordeste desde o início de setembro. A substância é a mesma em todos os locais: petróleo cru. O fenômeno tem afetado a vida de animais marinhos e causado impactos nas cidades litorâneas. A origem do material poluente está sob investigação.
Fonte: G1 CE










