Será realizada nesta segunda-feira (19), em Crato, a solenidade de reconhecimento com diplomação dos novos Mestres e Mestras da Cultura, às 17h, no Centro Cultural do Sérvulo Esmeraldo, com a presença da governadora Izolda Cela, e do Secretário de Cultura do Estado, Fabiano Piúba. Serão ampliados de oitenta para cem mestres diplomados no Estado. Este ano, serão agraciados mais dois mestres do município do Crato: a poeta e cordelista Josenir Lacerda e Luiz Galdino de Oliveira (Mestre Galdino), um exímio conhecedor da Floresta Nacional do Araripe e sua vegetação, artesão, além de ser guia da floresta pelo conhecimento adquirido ao longo da sua vida. (veja perfis abaixo)
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
• Facebook
• Twitter
• YouTube
• Koo
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Os novos Tesouros Vivos da Cultura serão 25 pessoas naturais, dois grupos e uma coletividade, que receberão a titulação, com o objetivo de preservar a memória cultural e garantir a transmissão de seus saberes e fazeres artísticos e culturais. O Centro Cultural onde acontece o evento é um novo espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secult Ceará, com gestão em parceria com o Instituto Mirante. A solenidade vai contar com apresentação cultural.
Os Mestres e Mestras da Cultura são reconhecidos como difusores de tradições, da história e da identidade, atuando no repasse de seus saberes e experiências às novas gerações. Selecionados pela Coordenadoria de Patrimônio Cultural e Memória da Secult Ceará, após apresentação de propostas pela sociedade civil, os Mestres e Mestras passam a contar com reconhecimento institucional e recebem um subsídio no valor de um salário mínimo mensal, como auxílio para a manutenção de suas atividades e para a transmissão de seus saberes e fazeres.
Perfis
• Josenir Lacerda
Josenir Lacerda nasceu em Crato, em 1953. Artesã e poetisa desde menina, sempre ouvia dos seus pais e avós as histórias contadas na meninice e cresceu com a facilidade e o dom de poetizar. Admiradora da obra literária do grande poeta da Serra de Santana, Antônio Gonçalves da Silva, Patativa do Assaré, é titular da cadeira Nº 03 e co-fundadora da Academia dos Cordelistas do Crato-ACC, onde possui um acervo prolífico de cordéis conhecidos nacionalmente. Também faz parte da Academia Brasileira de Literatura de Cordel-ABLC, com sede no Rio de Janeiro, ocupando a cadeira de No. 37 e é membro do Instituto Cultural do Cariri – ICC. A diversidade sempre presente nas suas obras mostra a facilidade de criar e um modo especial de ver as coisas. Certa vez, a propósito de um convite para ministrar aula de escrita poética em ambiente escolar, Josenir explicou que não se sentia habilitada para exercer essa função; diferente do rigor da análise da métrica dos versos característico da poesia acadêmica, comentou que suas obras nascem da harmonia entre intuição, sentimento e “ouvido”, lição que recebera muitos anos atrás do próprio Patativa, quando este observara que ela possuía um ouvido apurado para a nossa poesia popular.
• Luiz Galdino de Oliveira (Mestre Galdino)
Mestre Galdino, detentor de saberes e guardião da mata, herdou de seus familiares e outros mestres e mestras do Cariri a missão de transmitir para as futuras gerações as vivências e experiências da natureza e toda a riqueza originária da fauna e flora da Chapada do Araripe. Ainda na infância, provou dos “lambedores”, xarope natural produzido por seus familiares a partir da manipulação de ervas, plantas, raízes e sementes extraídas da floresta. Os seus primeiros referenciais foram os seus pais: a sua mãe, a Mestre Raimunda Galdino, que além de ser parteira, manipulava ervas e plantas medicinais e produzia pigmentos naturais, extraídos de rochas da chapada; e o seu pai, o Mestre “Ilzo do Saco ”, que tinha grande conhecimento da floresta e de seus frutos, especialmente do pequi. Outra influência importante foi a sua tia, a Mestra Teresa Barbosa, que produzia alimentos e medicamentos a partir de sementes, frutos e ervas da Flona Araripe. É evidente que a influência familiar foi decisiva para encaminhar e encantar o jovem mestre em seu fazer.
Serviço:
Solenidade de diplomação dos novos Mestres e Mestras da Cultura do Ceará
Quando: segunda feira, dia 19 de dezembro
Horário: Apresentação cultural às 16h e cerimônia de diplomação às 17h
Onde: Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, 1, bairro Gisélia Pinheiro, Crato-CE.