O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, se reuniu nesta sexta-feira (18) com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, em Lisboa. Também na cidade, um pouco depois, Lula esteve com António Costa, o primeiro-ministro português.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
• Facebook
• Twitter
• YouTube
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
O encontro com Rebelo ocorreu no Palácio de Belém, residência oficial do presidente português. Também estava presente o presidente de Moçambique, Filipe Nyusi. O presidente eleito estava acompanhado do aliado e ex-ministro Fernando Haddad.
Lula foi a Lisboa na viagem de volta do Egito, onde participou nesta semana da COP 27, a conferência da ONU para assuntos do clima.
“Em Lisboa, no encontro com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, tive a grata surpresa de encontrar também o presidente de Moçambique, Filipe Nyusi. Aproveitamos para fazer uma reunião sobre a relação entre nossos 3 países”, escreveu Lula no Twitter.
Mais cedo, Lula disse que um dos temas da reunião seria a retomada do diálogo entre os países. “Portugal é um país irmão e importante parceiro do Brasil na Europa. Vamos retomar diálogos para o melhor de nossos povos”, disse.
À noite, no horário de Portugal, Lula seguiu para uma reunião com o primeiro-ministro do país, António Costa. Desta vez, ele foi acompanhado da esposa, Rosângela da Silva, a Janja, e de Haddad.
Visita anterior
Segundo a equipe de Lula, o convite para o encontro em Portugal foi feito diretamente pelo governo de Sousa.
O presidente português visitou Lula ainda durante a pré-campanha, em julho. A reunião aconteceu na residência oficial do cônsul-geral de Portugal em São Paulo, Paulo Nascimento, no Jardim Paulista, em São Paulo.
Na ocasião, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que tratou com Lula da situação política e econômica da Europa e da América Latina.
Embora tenha feito convite, à época, para um compromisso com o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), Sousa voltou para Portugal sem encontrá-lo, após Bolsonaro cancelar a reunião. Os dois se encontraram somente nas comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil, em setembro.
Fonte: g1