A higienização correta da região íntima masculina é necessária para evitar infecções, infestações, feridas e até câncer. É o que explica o médico Raphael Franco Bezerra, coordenador do Serviço de Urologia do Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar, em Fortaleza. “A falta ou a má qualidade da limpeza é o principal fator de risco para o câncer peniano”, destaca.
Curta e siga nossas redes sociais:
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
O especialista explica que, no banho, é necessário retrair o prepúcio (pele que recobre a glande) e lavar bem com sabonete. Outras regiões, como testículos e ânus, também devem ser higienizadas. A atenção precisa ser redobrada em caso de fimose, pois o prepúcio dificulta a passagem da glande, facilitando o acúmulo de sujeira.
“A higienização também deve ser feita após a relação sexual, com ou sem o uso de preservativo. Isso é benéfico para os homens e também para as mulheres, pois reduz o risco de infecções”, explica o especialista.
A rotina sugerida pelo especialista, no entanto, não se restringe apenas ao chuveiro. “Sempre que for ao banheiro é preciso lavar as mãos antes e depois do uso. Se sua mão já estava suja, ela pode transportar sujeira para o pênis e acarretar infecção. É importante também sempre enxugar o órgão após urinar”, pontua.
Crianças
Os pais e mães também devem ficar atentos à higiene das crianças. “A limpeza deve acontecer durante o banho, com sabonetes neutros e água corrente. Muitos meninos nascem sem conseguir ou com dificuldade de expor a glande. Nesses casos, é preciso exercitar o local com movimentos delicados e, aos poucos, o prepúcio abre e expõe a glande”, disse.
Consequências
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca de 2% dos tumores malignos no Brasil são relativos a câncer peniano. O risco é ainda maior para quem tem fimose, devido ao acúmulo de sujeira, sendo a cirurgia de correção uma solução de rápida recuperação. Mas uma limpeza inadequada também pode acarretar balanite, uma inflamação na glande que ocasiona dor, ardor, vermelhidão, entre outros sintomas.