No próximo domingo (16), às 20h, acontece o primeiro debate do segundo turno das eleições 2022 entre os candidatos à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). A realização é do UOL em parceria com a Band, a Folha de S.Paulo e a TV Cultura.
Curta e siga nossas redes sociais:
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
As campanhas confirmaram a presença de ambos. O debate será dividido em três blocos e terá uma hora e 40 minutos de duração.
Diferentemente do debate do primeiro turno promovido pelo mesmo pool, Lula vai fazer a primeira pergunta.
Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (14) mostra Lula com 49% das intenções de voto e Bolsonaro com 44%. Outros 5% disseram que devem votar em branco ou nulo; 1% está indeciso. O levantamento tem margem de erro de dois pontos percentuais.
Votos válidos são calculados com exclusão de brancos, nulos e indecisos.
Veja as demais regras definidas:
• no primeiro bloco, após pergunta inicial de um dos mediadores, os candidatos — primeiro Bolsonaro e depois Lula — terão um minuto e meio para responder; em seguida, começa um confronto direto entre os presidenciáveis. Cada um terá 15 minutos de tempo para administrar entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. Lula abre o embate;
• no segundo bloco, os candidatos responderão às perguntas de quatro jornalistas dos veículos que formam o pool. As mesmas questões serão feitas aos dois candidatos. Bolsonaro será o primeiro a responder à primeira pergunta e à terceira, e Lula, o primeiro a responder à segunda pergunta e à quarta. Cada candidato terá 1 minuto e 30 segundos para cada resposta e não haverá comentário nem réplica;
• o terceiro e último bloco terá três etapas: os candidatos respondem, em um minuto e meio cada um, à pergunta de um jornalista do pool — Lula é o primeiro. Em seguida, estabelece-se a mesma dinâmica de confronto direto do primeiro bloco: cada candidato terá 15 minutos livres para perguntas, respostas, réplicas e tréplicas, com Bolsonaro iniciando o embate. Para encerrar o debate, vêm as considerações finais, de um minuto e meio para cada um (começando por Bolsonaro e terminando com Lula).
Onde assistir?
Na internet, será possível acompanhar o debate no site do UOL, da Folha e da Band. O debate também poderá ser assistido no UOL no YouTube, Canal UOL e nas redes sociais do UOL no Facebook, Twitter ou TikTok a partir das 19h.
Na televisão, o confronto terá transmissão simultânea na TV Bandeirantes, na BandNews e na TV Cultura.
No rádio, os encontros serão transmitidos na Bandeirantes e na BandNews FM de cada estado.
Fonte: UOL