O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) escolheu o Cebraspe (antigo Cespe/UnB) para organizar o concurso para mil vagas de técnico do seguro social.
Curta e siga nossas redes sociais:
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
A dispensa de licitação foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (2).
Com a definição da banca organizadora, o edital do concurso pode sair a qualquer momento. O INSS foi autorizado a reduzir o prazo entre o lançamento do edital e a prova objetiva do concurso público. O prazo foi reduzido para dois meses, ou seja, os candidatos terão menos tempo para se preparar para o teste após tomarem conhecimento do conteúdo programático.
O cargo de técnico do seguro social do INSS exige nível médio de escolaridade. O salário é de R$ 6.500.
Os aprovados serão convocados, de acordo com a classificação, para trabalhar nas Agências da Previdência Social espalhadas pelo país.
O número de vagas autorizadas foi bem menor que o necessário. O INSS enviou ao Ministério da Economia pedido de 7.575 vagas, sendo 6.004 para técnico do seguro social e 1.571 para analista do seguro social.
Último concurso
O último edital do concurso do INSS foi lançado em dezembro de 2015 e previa 800 vagas para técnico do seguro social. Durante o prazo de validade do concurso, o então Ministério do Planejamento divulgou várias portarias autorizando nomeações dos aprovados. O salário de técnico do seguro social foi de R$ 4.886,87 na época. A organizadora do concurso foi o Cebraspe – veja o edital e as provas anteriores do concurso.
O concurso teve prova objetiva de conhecimentos básicos e específicos com as disciplinas de Ética no Serviço Público, Regime Jurídico Único, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de Informática e Seguridade Social.
Foram 1.043.807 inscritos para as 800 vagas – 1.304 candidatos por vaga.
Fonte: g1