Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (18), encomendada pela Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo”, aponta que o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 30% de aprovação e 46% de reprovação. Outros 26% consideram o governo do atual mandatário regular.
Curta e siga nossas redes sociais:
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Na última pesquisa do instituto, divulgada em julho, Bolsonaro tinha 28% de aprovação e 45% de reprovação. O índice de regular era de 26%, mesma taxa aferida neste mês.
Desde dezembro de 2021, Bolsonaro viu os índices de ótimo e bom subirem de 22% para 30% agora. Simultaneamente, as avaliações de ruim e péssimo passaram de 53% para 43%, uma queda de dez pontos percentuais.
Segundo o instituto, a avaliação do atual presidente é pior entre faixas mais pobres do eleitorado e moradores da região Nordeste, onde o ex-presidente Lula (PT) tem maior força. O levantamento apontou, no entanto, uma melhora da popularidade de Bolsonaro na faixa com renda familiar mensal de dois a cinco salários mínimos.
Nesse segmento, a taxa de ótimo/bom de Bolsonaro era 30% em julho e agora é 37%. No eleitorado do Norte, o índice de ruim/péssimo recuou para 35%, e, entre evangélicos, diminuiu para 28%.
52% nunca confiam em Bolsonaro
O instituto também perguntou aos eleitores se eles confiam nas falas de Bolsonaro. Os que confiam sempre no que o presidente diz são 20%, os que confiam às vezes são 27% e os que nunca confiam são 52%. Os que não sabem são 1%.
A pesquisa ouviu 5.744 pessoas em 281 municípios e tem margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Fonte: g1