A cidade de Santana do Cariri recebeu o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Raimundo Lopes da Cruz, na manhã desta sexta-feira (5). O equipamento, localizado no bairro Papa João Paulo II, tem quase 900 metros quadrados para atender, em média, 700 famílias. A entrega foi realizada pela governadora do Ceará, Izolda Cela e pela secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Onelia Santana.
Curta e siga nossas redes sociais:
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Izolda Cela destacou o papel dos Cras, que são a porta de entrada para serviços, programas e benefícios socioassistenciais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “Nós precisamos, no contexto que temos em nosso País, de uma política de Assistência Social cada vez mais forte. No Ceará, temos procurado fortalecer essa política. Nosso esforço é para garantir espaços melhores para os profissionais e para atender e apoiar à população que precisa dos serviços”.
Os Cras atendem, prioritariamente, a população em situação de vulnerabilidade social, como idosos, pessoas com deficiência, crianças resgatadas do trabalho infantil, beneficiários de programas de transferência de renda, a exemplo do Programa Auxílio Brasil e do Cartão Mais Infância, e Benefício de Prestação Continuada (BPC).
A secretária Onélia Santana falou sobre como o equipamento é essencial para o trabalho da SPS no acolhimento às famílias. “O Cras é o espaço apropriado para acolher as famílias e crianças, inserindo-os em atividades culturais e esportivas. Tudo isso é o cuidar das pessoas, escutando”, pontuou.
O Cras de Santana do Cariri, que teve investimento de R$ 1.369.310,62, por meio do Programa de Apoio às Reforma Sociais (Proares III), é o primeiro equipamento entregue dos 24 previstos no Proares III. Outros 23 estão em construção. As unidades foram anunciadas dentro do Pacto pelo Fortalecimento das Políticas da Assistência Social, lançado em setembro do ano passado, com a previsão de R$ 72 milhões em investimento.
Além da construção dos 24 Cras, o Pacto pelo Fortalecimento das Políticas da Assistência Social estabeleceu a entrega de equipamentos de informática para os 396 Cras no Ceará; doação de carros para os 184 municípios, com uso exclusivo da Assistência Social; contratação de Agentes Sociais Mais Infância; criação do Big Data Social; universalização do cofinanciamento dos Cras; e o Prêmio Referência Social.