Os visitantes da Expocrato podem realizar a emissão de carteiras de identidade, no Parque Pedro Felício Cavalcante. Serão realizados 30 atendimentos por dia para a emissão de 1ª e 2ª via do documento.
Curta e siga nossas redes sociais:
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
A emissão dos documentos faz parte de uma ação da Perícia Forense do Ceará (Pefoce), por meio da Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB). As equipes realizarão a emissão e entrega dos documentos entre 12 e 17 de julho. Os atendimentos ocorrerão de 8h às 16h.
As pessoas interessadas em emitir a carteira de identidade precisam comparecer ao estande da Pefoce portando registro civil original ou cópia autenticada de um dos documentos: Certidão de Nascimento (para os solteiros) ou Certidão de Casamento para os casados, divorciados ou separados judicialmente, ou viúvos.
A primeira via do documento é gratuita. Para emitir a segunda via da carteira de identidade, além da apresentação do registro civil, é necessário realizar o pagamento do boleto, que pode ser gerado online.
A entrega do documento ocorrerá no mesmo local, no dia seguinte, após o atendimento. Os atendimentos na Expocrato funcionam como um serviço extra que dará suporte ao posto de identificação civil, situado na prefeitura de Crato, que também continuará funcionando na região durante o evento.
Contudo, é garantida a isenção da taxa da segunda via da carteira de identidade nos seguintes casos:
• Pessoas reconhecidamente pobres, desde que inseridos no Cadastro Único do Fundo Nacional de Assistência Social da Secretaria de Proteção Social, Mulheres e Direitos Humanos – SPS;
• Cidadãos que tenham sido vítimas de roubo, desde que tenha inquérito apurando o delito;
• Pessoa que esteja recebendo as parcelas do seguro-desemprego;
• População em situação de rua, desde que esteja sendo acompanhada por rede socioassistencial do estado ou municípios;
• Idosos com 60 anos ou mais, desde esteja sendo acompanhado per rede socioassistencial do estado ou municípios.
Documentos adicionais
A carteira de identidade permite o acréscimo de outros documentos; CPF; Título de Eleitor; Carteira Nacional de Habilitação (CNH); Carteira de Trabalho; Número de Inscrição Social (NIS); tipo sanguíneo; condição especial de saúde, entre outros. Também é possível a inclusão do nome social na carteira de identidade.
A inclusão de outros documentos e informações de condição específica de saúde é opcional, caso a pessoa opte em acrescentar outros documentos, é necessário apresentar o documento original que deseja incluir na carteira de identidade. Já nos casos de uma condução especial de saúde, uma pessoa com espectro autismo, por exemplo, é necessário apresentar um laudo assinado por um neurologista atestando a condição.
Fonte: g1 CE