A cantora Marisa Monte protestou contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) durante show realizado em maio no Rio e cujo vídeo que voltou a circular nas redes. Na ocasião, a artista brasileira exaltou as urnas eletrônicas e falou sobre a importância de votar de forma consciente nas eleições deste ano.
Curta e siga nossas redes sociais:
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Durante a apresentação, o público ecoou coros de “fora, Bolsonaro”, além de manifestar apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em meio às manifestações políticas, a artista se posicionou e disse que, por ela, o nome de Bolsonaro sequer seria lembrado naquele espetáculo, mas já que a plateia tomou a iniciativa, ela exaltou a liberdade de expressão assegurada pela democracia, elogiou as urnas e falou sobre as eleições.
“Eu, por mim, ele [Bolsonaro] já nem estava aqui dentro, eu ia deixando ele lá fora. Mas é muito bonito a gente viver em uma democracia e poder se expressar assim, livremente. A gente tem que defender isso muito e este ano a gente vai poder expressar de novo todos os nossos desejos naquela maravilhosa urna eletrônica. Quem diria que a gente estaria aqui elogiando e defendendo a urna eletrônica”, iniciou.
“A gente não vai escolher só o presidente, a gente vai escolher também todos os cargos do legislativo, são os caras que fazem as leis lá no Congresso e nas assembleias estaduais, e esses caras, é importante que a gente melhore muito a qualidade dos nossos representantes lá, são os caras que vão trabalhar juntos com o próximo presidente, que eu espero que não seja esse”, completou a cantora, que declarou vivas à ciência, à educação, à saúde, ao meio ambiente, à diversidade e à homoafetividade.
O posicionamento de Marisa Monte em defesa das urnas eletrônicas se dá no contexto em que o presidente Jair Bolsonaro tem feito reiteradas críticas ao sistema eleitoral brasileiro, com ataques ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e aos ministros da Corte. Sem provas, o mandatário já chegou a questionar a lisura das urnas e tem dado declarações dúbias sobre aceitar o resultado do pleito em outubro.
Carlinhos Brown
No domingo, um vídeo em que o cantor Carlinhos Brown interrompeu gritos contra Jair Bolsonaro em um show repercutiu nas redes sociais, e o artista foi criticado por conter a manifestação política.
Posteriormente, Brown se manifestou no Twitter e ressaltou seu posicionamento ligado à esquerda, além de afirmar que seu candidato nas eleições deste ano é em Lula.
Anteriormente, Elba Ramalho também repreendeu protestos contra Jair Bolsonaro durante apresentação no São João de Salvador.
Fonte: Splash/UOL