Os casos de Covid-19 estão em nova alta no Brasil. Segundo dados do Conass (Conselho Nacional de Secretários da Saúde), a média móvel de novos casos diários é de 31 mil. No final de abril, o índice era de 12 mil. Mas, afinal, quais as orientações de tempo de isolamento nesta altura da pandemia?
Curta e siga nossas redes sociais:
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Desde janeiro, o Ministério de Saúde recomenda isolamento de sete dias após o início dos sintomas ou data do teste, se houver. É preciso estar sem febre, medicação e sintomas respiratórios para ser liberado. Caso persistam os sinais da doença, os protocolos precisam ser mantidos por mais três dias, completando o tempo padrão de 10 dias, explica a infectologista Raquel Stucchi, da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
Quem cumpriu isolamento por cinco dias e ainda tem sintomas também precisa seguir orientações específicas, para não espalhar a doença.
“O objetivo de manter quem tem exame de Covid positivo em isolamento é bloquear a transmissão para pessoas próximas. O tempo foi mudando durante a pandemia, sempre com o objetivo de diminuir o risco”, diz Stucchi.
Veja as recomendações para cada período de isolamento:
Isolamento de cinco dias
A pessoa só poderá sair do isolamento nesse prazo se no fim do quinto dia:
• Não estiver com sintomas respiratórios nem febre há pelo menos 24 horas, sem tomar remédios antitérmicos para baixá-la;
• Testar negativo com exames de PCR, antígeno ou autoteste.
Mesmo se a pessoa testar negativo, é indicado continuar adotando medidas adicionais, como trabalhar de casa, se puder, e usar máscara em locais com pessoas. Se o indivíduo ainda testar positivo, é necessário manter o isolamento até o décimo dia.
Outra observação é a necessidade em manter uso de máscara por ao menos 10 dias. “Aqueles que saírem antes desse período devem usar máscara PFF2, evitar locais fechados, sem ventilação natural, e evitar o contato com pessoas não vacinadas e com risco de agravamento da Covid [como crianças, idosos e pessoas imunocomprometidas]”, orienta Stucchi.
Isolamento de sete dias
Ao fim de sete dias, é possível sair do isolamento sem teste se o paciente:
• Não estiver com sintomas respiratórios nem febre por pelo menos 24 horas;
• Não tiver tomado remédio antitérmico há pelo menos 24 horas. Neste caso, não é necessário fazer teste para comprovar o negativo. Se os sintomas respiratórios ou febre persistirem no sétimo dia, o indivíduo deve seguir outras orientações.
Caso a pessoa teste negativo no sétimo dia, pode sair do isolamento, desde que o exame seja de PCR, antígeno ou autoteste e desde que aguarde 24 horas sem sintomas respiratórios ou febre e sem uso de antitérmico.
Isolamento de 10 dias
Se o teste der positivo no quinto ou no sétimo dia, a pessoa deve manter o isolamento até o décimo dia. Para sair da quarentena no décimo dia, é necessário:
• Estar sem sintomas respiratórios e sem febre por pelo menos 24 horas;
• Não ter utilizado antitérmico por pelo menos 24 horas.
Precisa continuar usando máscara?
Após o período de 10 dias, a recomendação é seguir as diretrizes de cada região sobre o uso de máscara.
Também é importante avaliar os riscos pessoais de exposição e, caso sejam altos, mantê-la. Entre eles, a possibilidade de contrair novamente o vírus ou infectar quem possa ter desfechos graves da Covid-19.
Fonte: VivaBem/UOL