A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) deflagrou, nas primeiras horas desta quinta-feira (2), a 2ª fase da “Operação Salus”, com o objetivo de desarticular uma possível organização criminosa envolvida na prática dos crimes de apropriação de bens ou rendas públicas e ordenação de despesas em desacordo com as normas financeiras, fraude à licitação, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro, ocorridos no âmbito da Prefeitura Municipal de Altaneira.
Curta e siga nossas redes sociais:
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
No decorrer da investigação, apurou-se um suposto esquema de fraudes nos procedimentos licitatórios e na contratação direta para aquisição de bens e serviços, com a finalidade de desviar recursos públicos de diversas secretarias e atuação estruturalmente ordenada para dar aparência de legitimidade às licitações e contratações diretas, beneficiando determinadas empresas, além dos indícios de pagamentos por produtos não adquiridos e serviços não prestados.
Ao todo, 105 policiais civis cumprem 77 mandados judiciais, sendo 30 de busca e apreensão e 47 de sequestro patrimonial, nos municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Altaneira, Assaré, Araripe e em Caucaia, região metropolitana de Fortaleza. Nessa fase, são investigadas 14 empresas de variados ramos empresariais e foi ordenado o bloqueio nas contas de R$ 7.165.000,00 (sete milhões e cento e sessenta e cinco mil). A operação está em andamento.
*Com informações da Polícia Civil do Ceará