Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Mulher trans denuncia que teve matrícula recusada em academia feminina em Juazeiro do Norte

Funcionária pública portava documento de identidade atualizado e, segundo ela, gerente perguntou qual seu órgão sexual. Academia disse repudiar violência transfóbica e que caso foi um "mal-entendido"

31 de maio de 2022
Jhully Carla de Sousa teve matrícula recusada em academia voltada para público feminino (Foto: Arquivo pessoal)

Jhully Carla de Sousa teve matrícula recusada em academia voltada para público feminino (Foto: Arquivo pessoal)

PUBLICIDADE

A funcionária pública Jhully Carla de Sousa denunciou que teve a matrícula recusada em uma academia só para mulheres em Juazeiro do Norte, nesta segunda-feira (30). Jhully afirmou ter saído “cansada mentalmente” ao tentar fazer a matrícula e que foi recusa como aluna por ser mulher trans.

Curta e siga nossas redes sociais:

• Facebook
• Twitter

Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.

Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.

O advogado do empreendimento, Regnobertho Costa, informou que o ocorrido “nada mais foi que um mal-entendido” e que a academia Sport Lif “repudia veementemente toda e qualquer violência transfóbica.” Além disso, segundo ele, os responsáveis pelo local vão se reunir na tarde desta terça-feira (31) para tratar do caso.

A Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Juazeiro do Norte apura a denúncia, segundo a Secretaria da Segurança.

Conforme Jhully, o acesso dela ao empreendimento quase foi barrado, mesmo com a funcionária pública e também estudante portando documento retificado há um ano.

Após ser recebida na recepção, a estudante contou que conversou com uma funcionária amiga dela. A recepcionista afirmou que precisaria conversar com o gerente do estabelecimento sobre o assunto.

Ainda segundo a vítima, a funcionária voltou afirmando estar “arrasada” por não poder recebê-la na unidade. O gerente teria, inclusive, questionado qual seria o órgão sexual da funcionária pública.

“Você chegar um local e ser excluída de lá por causa da genitália. Como se eu fosse dar bom dia mostrando meu órgão”, disse. “Saí de lá tão arrasada que juntei forças pra não sair de lá chorando”.

Com a matrícula recusada, Jhully advertiu a amiga sobre o caso, apontando a existência de lei estadual contra discriminação por identidade de gênero e orientação sexual. De acordo com a funcionária pública, ela ainda contatou a filha do responsável pela academia, que teria “ficado muito mal por isso”.

Também ativista LGBTQIA+, Jhully Carla de Sousa trabalha na assistência social de Juazeiro do Norte (Foto: Arquivo pessoal)

Busca por conforto e acolhimento
A estudante afirmou ter buscado o empreendimento devido à proximidade da casa dela e ao público, no entanto, ela já sabia de outros casos de discriminação no local. Uma amiga já teria conseguido utilizar os serviços da academia e sido tratada com pronome masculino por um profissional da unidade.

Jhully afirmou, ainda, que a filha do gerente, após saber que o assunto foi levado à polícia, assegurou-lhe que a estudante seria bem recebida. A vítima, porém, recusou a proposta: dessa forma, de acordo com ela, alguém que a submeteu a uma situação de discriminação ainda conseguiria obter lucros. “Se eu já fui constrangida fazendo a matrícula, imagina se eu estivesse lá dentro?”, questionou.

“Espero que tudo seja resolvido. “Só não me calei porque já aconteceu com outras, e elas se calaram. Se eu não falasse, aconteceria com outras e outras e nada seria feito”, afirmou Jhully, também ativista da causa LGBTQIA+.

O advogado nega que o proprietário tenha barrado a matrícula. “As imagens reforçam que em momento algum a Jhully Carla foi impedida de entrar ou como a própria mesma afirma, impedida de realizar a matrícula pelo proprietário, até porque, ela não foi atendida pelo proprietário e sim por uma recepcionista.”

A academia ainda disse, em nota, incentivar “a construção de espaços que respeitem e reconheçam as pessoas em sua integralidade” e se colocou à disposição para “outros esclarecimentos que se fizerem necessários.”

A presidente da Associação de Travestis e Mulheres Transexuais do Estado do Ceará (Atrac), Andrea Rossati descreveu o caso como um ato de transfobia e uma “violação dos direitos humanos e de reconhecimento das identidades de gênero”.

“É um ato que fere emocional e psicologicamente a alma dessa mulher transexual, que foi humilhada e constrangida dessa forma”, afirmou.

Segundo Andrea, a gerência da academia teria até outras formas de fazer uma negativa, mas “desceu o nível” ao tratar da genitália da vítima. “Eles foram diretamente de forma que fere a dignidade e os nossos direitos enquanto mulheres transexuais”.

Andrea afirmou que a vítima está recebendo apoios psicológico e jurídico da representação da Atrac na região do Cariri. A entidade acionará, ainda, órgãos como a PCCE e o Ministério Público do Ceará (MPCE) e lembrou que o crime de transfobia é equiparado ao de racismo, inafiançável.

Por Marcelo Monteiro

Fonte: g1 CE

Revista Cariri Recomenda

Estátua da Menina Benigna em Santana do Cariri (Foto: Ypsilon Félix/Divulgação)
Cariri

Complexo Religioso da Beata Benigna Cardoso será inaugurado em Santana do Cariri; saiba data

5 de fevereiro de 2026
(Foto: Tiago Stille/Governo do Ceará)
Regionais

Governo do Ceará e municípios assinam adesão ao Garantia Safra 2025/2026 e beneficiam mais de 195 mil agricultores

4 de fevereiro de 2026
Aeroporto de Juazeiro do Norte, Orlando Bezerra de Menezes (Foto: Divulgação/Aena)
Cariri

Aeroporto de Juazeiro do Norte registra mais de 500 mil passageiros em 2025 e reforça crescimento do turismo no Cariri

31 de janeiro de 2026
Os dados foram divulgados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) (Foto: Samuel Pinheiro/Revista Cariri)
Regionais

Chuvas atingem 20 municípios do Cariri e Jardim registra maior volume do dia

30 de janeiro de 2026
Próximos
Bateria fraca? Colocar no freezer não vai adiantar (Foto: Pascal Kiszon/iStock)

Bateria de notebook no freezer é lenda! Veja formas corretas de preservá-la

Socorro Luna foi a idealizadora da famosa e tradicional "Noite das Solteironas" (Foto: André Costa)

Socorro Luna, a 'rainha das Solteironas', sofre acidente após festejos tradicionais em Barbalha

Autônoma Camila Andrade compartilhou nas redes sociais imagens das marcas deixadas pela agressão de um motorista de aplicativo, em Juazeiro do Norte (Foto: Reprodução/Instagram)

'Usava uma das mãos para me enforcar e com a outra dava vários socos', diz passageira agredida por motorista de app em Juazeiro do Norte

Mais Lidas

  • (Foto: Freepik)

    Trava Zap: o que são as mensagens que travam o WhatsApp

  • Anvisa registra seis mortes suspeitas e casos de pancreatite associados ao uso de canetas emagrecedoras no Brasil

  • Jovem de 23 anos sofre tentativa de homicídio à bala em Mauriti

  • Homem de 30 anos é morto a tiros no bairro Antônio Vieira, em Juazeiro do Norte

  • Iniciada reforma da coluna da hora, estátua e relógio na Praça Padre Cícero

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Arquivos

  • fevereiro 2026
  • janeiro 2026
  • dezembro 2025
  • novembro 2025
  • outubro 2025
  • setembro 2025
  • agosto 2025
  • julho 2025
  • junho 2025
  • maio 2025
  • abril 2025
  • março 2025
  • fevereiro 2025
  • janeiro 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • agosto 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • março 2024
  • fevereiro 2024
  • janeiro 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • março 2022
  • fevereiro 2022
  • janeiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • fevereiro 2021
  • janeiro 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • setembro 2020
  • agosto 2020
  • julho 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • fevereiro 2020
  • janeiro 2020
  • dezembro 2019
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • agosto 2019
  • julho 2019
  • junho 2019

Categorias

  • Análises
  • Avisos e Editais
  • Barbalha
  • Brasil
  • Cariri
  • Carreira & Oportunidades
  • Ceará
  • Colunistas
  • Conteúdo Patrocinado
  • Copa do Mundo 2022
  • Coronavírus
  • Cotidiano
  • CPI da Covid
  • Crato
  • Cultura
  • Curiosidades
  • Desmentindo boatos
  • Economia & Negócios
  • Educação
  • Eleições 2020
  • Eleições 2022
  • Eleições 2024
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Famosos
  • Geral
  • Juazeiro do Norte
  • Meio Ambiente
  • Morte do Papa Francisco
  • Mundo
  • Novelas
  • Opinião
  • Política
  • Posse de Lula
  • Regionais
  • Saúde
  • Segurança
  • Tecnologia


Canetas emagrecedoras têm alerta para pancreatite na bula (Foto: Samuel Pinheiro/Revista Cariri)
Saúde

Anvisa registra seis mortes suspeitas e casos de pancreatite associados ao uso de canetas emagrecedoras no Brasil

7 de fevereiro de 2026

Seis mortes suspeitas e 225 casos de pancreatite associados ao uso de canetas emagrecedoras foram notificados à Agência Nacional de...

Leia Mais
Imóvel disponível pelos Correios na cidade de Catarina (Foto: Correios/VIP Leilões)

Correios colocam à venda seis imóveis no Ceará em leilões digitais; veja valores e como participar

7 de fevereiro de 2026
Baliza deixa de ser exigida no exame prático a partir de segunda (9) no Ceará (Imagem gerada por IA)

Detran-CE deixa de aplicar prova de baliza em exames práticos a partir de segunda-feira (9)

7 de fevereiro de 2026
Aniversário do PT reúne Lula, Camilo, Elmano, Evandro e Chagas na Bahia (Foto: Reprodução/Instagram)

Lula, Camilo, Elmano, Evandro e Chagas se reúnem para celebrar aniversário do PT na Bahia

7 de fevereiro de 2026
A pressão alta afeta o coração e pode comprometer vários órgãos (Imagem gerada por IA)

Hipertensão compromete outros órgãos; confira 10 fatores de risco

7 de fevereiro de 2026
Canetas emagrecedoras têm alerta para pancreatite na bula (Foto: Samuel Pinheiro/Revista Cariri)
Saúde

Anvisa registra seis mortes suspeitas e casos de pancreatite associados ao uso de canetas emagrecedoras no Brasil

7 de fevereiro de 2026

Seis mortes suspeitas e 225 casos de pancreatite associados ao uso de canetas emagrecedoras foram notificados à Agência Nacional de...

Leia Mais
Imóvel disponível pelos Correios na cidade de Catarina (Foto: Correios/VIP Leilões)

Correios colocam à venda seis imóveis no Ceará em leilões digitais; veja valores e como participar

7 de fevereiro de 2026
Baliza deixa de ser exigida no exame prático a partir de segunda (9) no Ceará (Imagem gerada por IA)

Detran-CE deixa de aplicar prova de baliza em exames práticos a partir de segunda-feira (9)

7 de fevereiro de 2026
Aniversário do PT reúne Lula, Camilo, Elmano, Evandro e Chagas na Bahia (Foto: Reprodução/Instagram)

Lula, Camilo, Elmano, Evandro e Chagas se reúnem para celebrar aniversário do PT na Bahia

7 de fevereiro de 2026
A pressão alta afeta o coração e pode comprometer vários órgãos (Imagem gerada por IA)

Hipertensão compromete outros órgãos; confira 10 fatores de risco

7 de fevereiro de 2026
  • Anuncie
Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.