A diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou hoje (12) a flexibilização das medidas sanitárias em aeroportos e aeronaves. De acordo com o órgão, as atualizações foram feitas após o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Covid-19.
Curta e siga nossas redes sociais:
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
De acordo com as novas normas, está permitida a volta do serviço de bordo, a retirada da máscara para alimentação e o retorno da capacidade máxima de passageiros no transporte para embarque e desembarque pela área remota.
A obrigatoriedade do uso de máscaras dentro do avião e nas áreas restritas dos aeroportos continua mantida, além do desembarque realizado por fileiras e os procedimentos de limpeza e desinfecção de ambientes e superfícies. O distanciamento físico continua recomendado sempre que possível.
Europa
Ontem (11), a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (Easa) e o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças informaram que, a partir da próxima segunda-feira (16), deixam de recomendar máscaras obrigatórias em aeroportos e voos.
Em comunicado conjunto, a Easa e o ECDC afirmaram que vão “retirar a recomendação de uso obrigatório de máscaras médicas nos aeroportos e a bordo de voos”. Lembram, no entanto, que “a máscara facial continua a ser uma das melhores proteções contra a transmissão” do SARS-CoV-2, especialmente para pessoas mais vulneráveis.
Brasil registra 21.344 casos confirmados de Covid-19 em 24h
Nas últimas 24 horas, o Brasil registrou novos 21.344 casos de Covid-19, segundo o painel do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Nesse período, foram contabilizadas 125 óbitos.
Desde o início da pandemia, já são 30.639.130 diagnóstico da doença, e 664.641 vítimas. Acre, Amapá, Piauí e Roraima não atualizaram seus números por problemas técnicos, foram mantidos, portanto, os reportados ontem (11).
A média móvel de casos aparenta uma leve alta se comparada à última semana. Na última quinta-feira (5), ela era de 15.038, e hoje, ficou em 16.421 (+ 9.46%).
A média móvel de mortes também subiu – de 96 na semana passada para 106 hoje, um aumento de 10,4%.
Segundo último boletim InfoGripe, divulgado pela Fiocruz, há no Brasil um crescimento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na maior parte dos estados.
Na pesquisa, 17 das 27 unidades federativas apresentaram sinal de crescimento nos casos de SRAG na tendência de longo prazo (últimas seis semanas): Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins. São Paulo monitora 6 possíveis casos de hepatite aguda em crianças
Fonte: Agência Brasil (Com informações de iG)