O Ceará deve apresentar condições para chuvas em todas as regiões neste domingo (24), segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Curta e siga nossas redes sociais:
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Segundo a Funceme, a tendência dos maiores acumulados devem continuar na Região Norte do Estado, ou seja, nos litorais norte, de Fortaleza, do Pecém e nas regiões da Ibiapaba e do Sertão Central e Inhamuns como também no Maciço de Baturité.
As chuvas previstas têm relação com a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), bem como em razão de efeitos locais, sistema de brisa, temperatura, relevo e umidade.
Confira a previsão para domingo:
• Céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva em todas as macrorregiões.
As chuvas tendem a acontecer nos seguintes períodos:
• Madrugada: Litoral de Fortaleza, Maciço de Baturité, Jaguaribana, sul do Sertão Central e Inhamuns e Cariri;
• Manhã: Faixa litorânea, norte do Sertão Central e Inhamuns e Cariri;
• Tarde: Todas as macrorregiões;
• Noite: Todas as macrorregiões.
Situação hídrica
Trinta açudes estão sangrando no Ceará. A informação é da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), deste sábado (23). O último reservatório a sangrar foi o Açude Frios, localizado no município de Umirim, na Região Norte. O reservatório faz parte da Bacia do Curu, com 33,2 milhões de m³. A última vez que ele havia sangrado foi em junho de 2020.
Atualmente, o estado tem 39 açudes com volume acima de 90% e 59 reservatórios com volume inferior a 30%.
Mesmo com as chuvas, os maiores açudes do Ceará seguem quase totalmente secos. O Castanhão, maior reservatório do país, tem atualmente 19,18% da sua capacidade, conforme a Cogerh; e o Orós, segundo maior do estado, 45,30%. Já o Banabuiú se encontra com 8,34%.
Fonte: g1 CE