Izolda Cela (PDT) toma posse na tarde deste sábado, 2 de abril, como governadora do Ceará. Será a primeira mulher a ocupar o cargo. O Diário Oficial de sexta-feira, 1º, traz a carta-renúncia do governador Camilo Santana (PT). Na noite de sexta, ele fez seu último ato no cargo e criticou o presidente Jair Bolsonaro (PL).
Curta e siga nossas redes sociais:
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
O rito de posse da governadora começa em sessão extraordinária da Assembleia Legislativa, neste sábado, às 15h30min, com leitura da carta de Camilo. A partir de 16 horas, tem início sessão solene para o compromisso e posse de Izolda no cargo.
Em seguida, por volta de 17 horas, Camilo Santana transmite o cargo a Izolda, no Palácio da Abolição.
A posse na Assembleia terá transmissão da TV Assembleia (canal 31.1), FM Assembleia (FM 96,7) e YouTube da TV Assembleia.
Trajetória
Nascida e crescida em Sobral, na Região Norte do Ceará, Maria Izolda Cela de Arruda Coelho, 62, é a primeira mulher a efetivamente governar o Ceará. Ela assume o cargo neste sábado (2), quando o governador Camilo Santana (PT) deixa o cargo para se viabilizar como possível candidato ao Senado em 2022.
A cerimônia de posse de Izolda no Governo do Ceará está prevista para às 15h30 na Assembleia Legislativa do Estado; e às 17h no Palácio da Abolição.
Professora e psicóloga, Izolda esteve à frente das principais estratégias adotadas pelo poder público para, progressivamente, transformar o Ceará em referência nacional em Educação.
O Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), que deu origem ao Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), por exemplo, foi criado e consolidado em sua gestão na Secretaria da Educação. Também foi sob seu comando que o Ceará passou a crescer no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
A futura governadora é especialista em Educação Infantil e Gestão Pública e mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública. Foi secretária estadual da Educação pelos oito anos da gestão Cid Gomes (PDT) e, antes disso, foi secretária municipal da Educação em Sobral.