O desenvolvimento socioeconômico e turístico de uma região também passa pela valorização da sua cultura e tradições religiosas. É com este propósito que se ergueu o monumento a Santo Antônio em Barbalha, região do Cariri, entregue nesta sexta-feira (1º) pelo Governo do Ceará.
Curta e siga nossas redes sociais:
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Visivelmente emocionado, o governador Camilo Santana falou sobre a importância de entregar o Santuário de Santo Antônio em Barbalha. “Estou na minha cidade, onde eu comecei a minha vida política e vocês me abraçaram, todas as vezes me apoiaram. Eu já participei de tantas festas de Santo Antônio e hoje venho entregar esse monumento que abençoa a nossa cidade. O objetivo desse monumento é resgatar a fé e a esperança da nossa população, mas também para colocar Barbalha no roteiro do turismo religioso do Ceará e do Brasil. Nós temos Padre Cícero, em Juazeiro, e agora Santo Antônio aqui em Barbalha”, pontuou.
O projeto contempla, além da estátua do santo, com 30 metros de altura, a urbanização do entorno, incluindo uma praça, um mirante e um estacionamento de 3.418 metros quadrados (m²) com vagas para ônibus (10), veículos de passeio (73) e motocicletas (16). Com aproximadamente 10 mil metros quadrados (m²) de área urbanizada e paisagismo, o complexo está situado em um monte com vista privilegiada para o centro e Igreja Matriz de Barbalha.
A vice-governadora Izolda Cela exaltou a importância do equipamento, que contou com investimento de R$ 2,3 milhões. “O Santuário de Santo Antônio é um presente para a região, melhorará o cotidiano e a vida das pessoas em Barbalha. Vai trazer muita gente aqui para visitar, para passear e isso fortalece o comércio, o turismo, e gera toda uma rede importante de emprego e renda para as pessoas de Barbalha”.
Tradições
Para a aposentada Auxiliadora Cavalcante, 69, esta sexta-feira foi histórica. “Considero o dia de hoje como foi a inauguração da estátua de Padre Cícero, no Horto. Sou natural de Juazeiro do Norte, mas fui criada em Barbalha e sei do significado de Santo Antônio para nós. Além do lado religioso, acho que esse local também vai nos ajudar em outros sentidos. Estou muito feliz e emocionada com essa cerimônia”, disse.