A previsão de fortes eventos pluviométricos para esta quarta-feira (16) se confirmou em diversas regiões do Ceará. Esse cenário deve continuar, pelo menos, até amanhã (17), conforme apontou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Curta e siga nossas redes sociais:
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre a noite de terça (15) e madrugada desta quarta (16), a cidade de Várzea Alegre, no Sul do Estado, voltou novamente a ser amplamente atingida pelas chuvas, com novos registros de rompimentos de barragens. Em Novo Oriente, cidade do Sertão Central, também houve ruas e casas alagadas. Eventos como estes podem se repetir.
Isso porque essas duas regiões estão no radar do alerta emitido nesta quarta-feira pelo Inmet. O aviso meteorológico aponta para novo risco de chuvas e ventos fortes em ao menos 99 cidades destas regiões. Confira a relação completa das cidades no fim da matéria.
Ainda conforme o órgão, até amanhã podem ocorrer chuvas de até 100 milímetros e ventania com rajadas de até 100 km/hora nestas localidades. O meteorologista do Inmet, Flaviano Fernandes, explica que essas chuvas decorrem da atuação de um fenômeno chamado de “Zona de Convergência Intertropical (ZCIT)”.
A ZCIT é o principal sistema indutor de chuva no norte do Nordeste no período de fevereiro a maio.
Para além das 99 cidades que estão classificadas no grau dois de severidade (também chamada de ‘perigo’) todos os demais municípios cearenses (85) estão incluídos na classificação de ‘potencial perigo’.
Este grau de severidade aponta para chance de chuvas entre 20 e 30 milímetros/hora ou até 50 mm/dia, além de possibilidade de ventos intensos (40-60 km/h).
Aporte hídrico
As chuvas que têm banhado o Ceará nos últimos dias contribuem para elevar o nível de alguns açudes do Estado. Atualmente, são sete sangrando e outro, a Barragem do Batalhão, em Crateús, já verteu neste ano.
Outros cinco reservatórios possuem, hoje, volume acima dos 90% e estão próximos de sangrar. São eles o Acaraú Mirim, em Massapê; o açude Sobral, na cidade homônima; o Muquém, em Cariús; o reservatório Gameleira, em Itapipoca; além do já citado Barragem do Batalhão.
Esse aporte hídrico é reflexo dos bons volumes pluviométricos. De 1º de março até hoje, dia 16, o Estado já registra o acumulado médio de chuva de 140,9 milímetros. O índice representa já representa 70% de todo volume esperado para o mês (203.4mm).
Cidades na lista de perigo para chuvas e ventos fortes:
Abaiara
Acaraú
Acopiara
Aiuaba
Alcântaras
Altaneira
Antonina do Norte
Ararendá
Araripe
Arneiroz
Assaré
Aurora
Baixio
Barbalha
Barro
Barroquinha
Bela Cruz
Brejo Santo
Camocim
Campos Sales
Cariré
Caririaçu
Cariús
Carnaubal
Catarina
Catunda
Cedro
Chaval
Coreaú
Crateús
Crato
Croatá
Cruz
Farias Brito
Forquilha
Frecheirinha
Graça
Granja
Granjeiro
Groaíras
Guaraciaba do Norte
Hidrolândia
Ibiapina
Icó
Iguatu
Independência
Ipaporanga
Ipaumirim
Ipu
Ipueiras
Jardim
Jati
Jijoca de Jericoacoara
Juazeiro do Norte
Jucás
Lavras da Mangabeira
Marco
Martinópole
Massapê
Mauriti
Meruoca
Milagres
Missão Velha
Mombaça
Moraújo
Morrinhos
Mucambo
Nova Olinda
Nova Russas
Novo Oriente
Orós
Pacujá
Parambu
Pedra Branca
Penaforte
Pires Ferreira
Poranga
Porteiras
Potengi
Quiterianópolis
Reriutaba
Saboeiro
Salitre
Santana do Acaraú
Santana do Cariri
Santa Quitéria
São Benedito
Senador Sá
Sobral
Tamboril
Tarrafas
Tauá
Tianguá
Ubajara
Umari
Uruoca
Varjota
Várzea Alegre
Viçosa do Ceará
Por André Costa
Fonte: Diário do Nordeste