A Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza até 26 de fevereiro a programação Memórias, partituras e outros carnavais. O equipamento cultural inicia 2022 com uma programação especial pensada para refletir a educação musical, os elementos formativos e a multiplicidade de manifestações artísticas e culturais presentes em nossa cultura. Uma programação para celebrar as muitas culturas que fazem do Ceará um estado diverso e plural.
Curta e siga nossas redes sociais:
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
A programação teve início no dia 2 de fevereiro com a exibição do curta-metragem Candeias, um filme de Augusto Pessoa e Felipe Wenceslau. E no dia 3, dentro das homenagens aos 25 anos de morte do cantor e compositor Chico Science, a Vila da Música exibiu o documentário “O Mundo é uma Cabeça – Chico Science e o Manguebeat” dos diretores Bidu Queiroz e Cláudio Barroso. No dia 5, na data comemorativa ao aniversário de Padre Ágio Augusto Moreira, in memoriam, foi exibido o filme de Wilton Dedê, O Padre Azul.
Já no dia 16, o Histórias de Ouvir e Dizer recebe o jornalista, DJ, radialista e produtor musical Guga de Castro, para uma bate papo sobre sua trajetória artística tendo a música como o principal pilar de construção de uma história produzida por múltiplas funções na vida do pesquisador musical. A mediação é do jornalista Kennedy Saldanha.
E dando continuidade a sua programação do mês de fevereiro, a Vila da Música apresenta no dia 18 uma live show “Supernova” com o cantor e compositor caririense Rafael de Angelo. No dia 22, o Memória dos Festivais recebe os músicos Pedro Paulo Chagas, Cleivan Paiva e Divane Cabral para uma conversa para lá de especial sobre o “Festival da Canção do Cariri”. A mediação ficará a cargo da gestora da Vila da Música, Dane de Jade.
No dia 23 de fevereiro será exibido o show do Balaio da Preta (Sobral), sob o comando da voz poderosa de Patricia Sousa. Neste show, o Balaio apresenta parte de seu repertório que envolve a brincadeira do jongo, a energia do samba de roda, o movimento do Ijexá e a alegria nordestina do baião e do forró. Já no dia 24, acontece uma uma live especial com o cantor, compositor pernambucano ex-integrante da banda Mestre Ambrósio, Siba, com o tema Baques, Atabaques e Outros Carnavais. A mediação fica a cargo do cantor, compositor e instrumentista Luciano Brayner. Fechando a programação do mês e em parceria com o Porto Dragão, a Vila exibe, no dia 25, “Maracatu Nação Bom Jardim”, o terceiro episódio da segunda temporada do Zona de Criação. O maracatu vem pra rua, contando sua memórias, agradecendo aos orixás que os protegem,ao longo da caminhada, nessa produção em parceria com o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJJ).