Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Um em cada cinco brasileiros torce para o Flamengo, aponta Datafolha

Clube lidera em 3 das 5 regiões do país e supera Corinthians, segundo colocado

17 de setembro de 2019
Um em cada cinco brasileiros torce para o Flamengo, aponta Datafolha

Rafinha, Gabigol, Everton Ribeiro e Bruno Henrique festejam gol do Flamengo (Foto: Marcelo Theobald)

PUBLICIDADE

Pesquisa nacional feita pelo Datafolha mostrou que o Flamengo conta com a maior torcida do Brasil. Segundo o levantamento, o clube carioca tem a preferência de 20% dos brasileiros, seguido pelo Corinthians, com 14%. No entanto, o instituto apontou que 22% não têm clube.

A diferença entre rubro-negros e alvinegros supera a margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidas 2.878 pessoas, todas com mais de 16 anos, em 175 municípios de todo o país, entre os dias 29 e 30 de agosto.

Em relação ao levantamento anterior realizado pelo Datafolha, em janeiro de 2018, o percentual do Flamengo foi de 18% para 20% (dentro da margem de erro). O Corinthians ficou estável nos 14%, com ampla vantagem em relação ao terceiro colocado.

São Paulo (8%), Palmeiras (6%), Vasco (4%), Cruzeiro (4%), Grêmio (4%), Internacional (3%), Santos (3%), Atlético-MG (2%), seleção brasileira (2%), Botafogo (1%), Bahia (1%), Fluminense (1%), Sport (1%), Santa Cruz (1%), Fortaleza (1%), Vitória (1%) e Ceará (1%) completam a lista dos times que atingiram ao menos 1%.

Entre os que têm, há vantagem do Flamengo em quase todas as cores. O Corinthians só aparece numericamente à frente entre os brancos (16% a 13%), mas isso significa um empate técnico, já que a margem de erro para esse item é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Entre os negros, a diferença é de 24% a 11%, com margem de erro de cinco pontos percentuais para mais ou para menos. Os flamenguistas também são maioria entre pessoas que se declaram pardas (23% a 14%, com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos).

No recorte por renda familiar, a maior vantagem rubro-negra aparece na faixa dos mais pobres. Entre aqueles com até dois salários mínimos, o time do Rio aparece com 22%, contra 13% do Corinthians, com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Há predomínio de torcedores do clube carioca em três das cinco regiões brasileiras. Ele tem a preferência de 39% no Norte (margem de erro de seis pontos percentuais para mais ou para menos), a de 28% no Centro-Oeste (margem de erro de seis pontos percentuais para mais ou para menos) e a de 27% no Nordeste (margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos).

No Sudeste, é registrado um empate técnico com o Corinthians, que aparece numericamente à frente, mas a diferença está dentro da margem de erro (três pontos percentuais para mais ou para menos): 18% a 17%. Já no Sul, com margem de erro de cinco pontos percentuais para mais ou para menos, as equipes com mais torcedores são Grêmio (23%) e Internacional (17%), seguidos por Corinthians (11%), Flamengo (4%), São Paulo (4%) e Santos (4%).

A vantagem do Flamengo na liderança é maior do que a margem de erro pela primeira vez desde 2012. Na pesquisa daquele ano, realizada três dias antes de o Corinthians conquistar o Mundial, foi registrado um empate numérico entre as duas maiores torcidas, com 16% para cada uma.

Nos levantamentos subsequentes, os flamenguistas voltaram a aparecer numericamente à frente dos corintianos, mas com a vantagem no limite da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, o que representava um empate técnico. Foi assim em 2014 e em 2018, com o mesmo resultado apresentado: 18% a 14%. Com os 20% a 14% de agora, a primeira posição está consolidada.

Neste momento, o Flamengo ocupa também a liderança do Campeonato Brasileiro e exibe a maior média de público da competição. No último sábado (14), 62.510 pagantes acompanharam a vitória por 1 a 0 do time sobre o Santos, no Maracanã, resultado que lhe assegurou o topo da tabela ao fim do primeiro turno.

A equipe da Gávea levou 50.693 pagantes, em média, aos jogos que realizou como mandante até aqui na competição, um reflexo da força da torcida e também da boa campanha. No Nacional do ano passado, o time foi vice-campeão e teve média de 47.139 pagantes. Na edição de 2017, longe da briga, atraiu 14.484 por jogo.

Fonte: Folha.com

Revista Cariri Recomenda

Brasil conhece adversários na Copa do Mundo de 2026; confira grupos
Esportes

Brasil conhece adversários na Copa do Mundo de 2026; confira grupos

5 de dezembro de 2025
Flamengo conquista o Campeonato Brasileiro com vitória sobre o Ceará no Maracanã
Esportes

Flamengo conquista o Campeonato Brasileiro com vitória sobre o Ceará no Maracanã

4 de dezembro de 2025
Flamengo garante vagas na Copa Intercontinental e no Mundial de Clubes de 2029
Esportes

Flamengo garante vagas na Copa Intercontinental e no Mundial de Clubes de 2029

30 de novembro de 2025
Flamengo se torna o primeiro tetracampeão brasileiro da Libertadores ao vencer o Palmeiras em Lima
Esportes

Flamengo se torna o primeiro tetracampeão brasileiro da Libertadores ao vencer o Palmeiras em Lima

29 de novembro de 2025
Próximos
Assaltante que usava torneira para assaltar é preso em Juazeiro do Norte

Assaltante que usava torneira para assaltar é preso em Juazeiro do Norte

Jamais apoiei o golpe, diz Temer sobre impeachment de Dilma

Jamais apoiei o golpe, diz Temer sobre impeachment de Dilma

Eduardo e Flávio Bolsonaro integrarão CPI das Fake News

Eduardo e Flávio Bolsonaro integrarão CPI das Fake News

Mais Lidas

  • Congresso aprova LDO de 2026 com calendário obrigatório para pagamento de emendas

    Congresso aprova LDO de 2026 com calendário obrigatório para pagamento de emendas

  • Mulher foge de cárcere privado após dois anos de tortura em Juazeiro do Norte

  • Dino marca julgamento do caso Marielle na 1ª Turma do STF; veja data

  • Ceará encerra 2025 com maior investimento público nominal da história

  • Alexandre de Moraes integra lista de personalidades mais influentes do mundo, segundo o Financial Times

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat