Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

CoronaVac é segura, eficaz e ajudará a acelerar vacinação de crianças

Especialistas ouvidos ressaltam que o imunizante tem menos efeitos adversos do que outras vacinas e gera uma boa resposta imune nos pequenos

20 de janeiro de 2022
Coronavac produz anticorpos em 97% dos participantes, diz estudo

(Foto: Reprodução/BBC News Brasil)

PUBLICIDADE

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quinta-feira a CoronaVac para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos de idade. Especialistas ouvidos consideram a vacina produzida pelo Instituto Butantan boa para uso em crianças porque tem menos efeitos adversos, em comparação com os outros imunizantes, e apesar de não estimular uma produção tão grande de anticorpos em adultos, as crianças apresentam um sistema imunológico mais robusto, o que é suficiente para conferir alta proteção a meninos e meninas. Além disso, sua aprovação ajudará a acelerar a imunização da faixa etária de 5 a 11 anos de idade, que enfrenta baixa disponibilidade de doses.

Curta e siga nossas redes sociais:

• Facebook
• Twitter

Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.

“A CoronaVac se encaixa bem para crianças porque a criança já tem um sistema imunológico bom e não precisa de tanta ativação quanto o dos adultos, tanto que a maioria dos casos de Covi-19 não acontece em crianças. Além disso, o fato de ela ser menos imunogênica, também significa que ela provoca menos efeitos adversos”, diz o o médico geneticista Salmo Raskin, presidente do Departamento Científico de Genética da Sociedade Brasileira de Pediatria.

O médico lembra que a vacina da Pfizer em crianças gera a mesma resposta imune observada em adultos com um terço da dose, o que já demonstra essa alta capacidade de produção de anticorpos das crianças.

A CoronaVac, vacina produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, é produzida a partir de vírus inativado. O infectologista e pediatra Renato Kfouri, presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria, explica que essa é uma plataforma consagrada na vacinação.

“Essa plataforma é muito tradicional. Ela já é usada há décadas em diversas vacinas aplicadas rotineiramente como a de coqueluche, polio e hepatite A, por exemplo. E esse acompanhamento de décadas mostra que são vacinas muito seguras”, diz Kfouri.

Acelerar a vacinação
Ambos os especialistas acreditam que a liberação da Anvisa irá ajudar a acelerar a vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade. Até o momento, o único imunizante disponível no país para essa faixa etária era o da Pfizer. Embora a vacina também seja eficaz e segura, ainda há poucas doses disponíveis. A nova aprovação irá aumentar o número de doses e permitirá vacinar um número maior de crianças, em menos tempo.

O Ministério da Saúde prevê receber 4,3 milhões de doses da Pfizer em janeiro, totalizando 20 milhões até março. A quantidade é suficiente para vacinar apenas parcialmente todas as crianças de 5 a 11 anos nos três primeiros meses do ano, já que a vacinação completa depende da aplicação de duas doses. O governo federal estipulou um intervalo de dois meses entre as injeções, isso significa que muitas crianças só terão o esquema vacinal completo em maio ou junho.

A aprovação da CoronaVac pode mudar isso e ajudar a vacinar mais rápido a faixa etária de 6 a 11 anos. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que compraria a CoronaVac para crianças e jovens de 3 a 17 anos desde que a vacina fosse aprovada pela Anvisa. Segundo Butantan, há 12 milhões de imunizantes prontos à disposição do governo.

Em relação à qual vacina é melhor para as crianças, os especialistas são unânimes em dizer: a que estiver disponível mais rápido.

“Não deve ter uma preferência. Ambas vão cumprir seu papel, que é a prevenção de formas graves da Covid-19”, ressalta Kfouri.

Dados do Chile, onde o imunizante do Butantan já está em uso em crianças a partir de seis anos mostram que a CoronaVac foi signifiticativamente efetiva contra hospitalizações e internações em UTIs e óbitos na população pediátrica.

Aumento de crianças internadas
Embora as crianças sejam menos acometidas que os adultos pela Covid-19 e corram menos risco de desenvolver quadros graves, o número de internações nessa faixa etária tem aumentado. Dados do estado de São Paulo mostram que o número de crianças e adolescentes em UTI pela doença aumentou 61% nos últimos meses. Especialistas já haviam alertado para o risco disso acontecer, à medida a vacinação em adultos avançava.

Isso porque o vírus procura pessoas mais vulneráveis, que são justamente os não vacinados. Daí a necessidade de imunizar crianças o mais rápido possível, principalmente diante da disseminação da Ômicron, que é mais transmissível.

Brasil registra 168.495 casos de Covid em 24h

O Brasil registrou 350 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando a 622.205 vidas perdidas para a doença. Os dados foram divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) nesta quinta-feira (20).

Nas últimas 24 horas, 168.495 novos casos positivos para o novo coronavírus (Sars-Cov-2) foram registrados no Brasil. Ao todo, 23.585.243 brasileiros já foram infectados pelo vírus.

Em relação aos casos confirmados do novo coronavírus, São Paulo lidera com mais de 4,4 milhões de casos. Minas Gerais, com 2,2 milhões, e Paraná, com 1,6 milhão de casos, aparecem na sequência.

Nesta quarta, o país registrou média móvel de óbitos de 237; na quarta, essa taxa era de 212. Já a média móvel de casos está em 110.047.

O Instituto Johns Hopkins contabiliza 339.690.871 casos de Covid-19 em todo o mundo e 5.570.909 mortes. Os Estados Unidos, França e Reino Unido são os países mais afetados pela doença no atual momento.

Fonte: Agência O Globo (Com informações de iG)

Revista Cariri Recomenda

Infectologistas explicam mitos e verdades sobre as vacinas
Coronavírus

Ceará é o primeiro estado do Nordeste com melhor desempenho na vacinação bivalente contra Covid-19 e o terceiro do País

22 de dezembro de 2023
Brasil recebe 1,4 milhão de doses da nova vacina contra Covid; saiba tudo sobre o imunizante
Coronavírus

Casos de Covid-19 aumentam em estados do Nordeste, segundo Fiocruz

14 de dezembro de 2023
Covid-19 e gripe: Comitê de Enfrentamento à Pandemia agenda “Dia D” de vacinação
Coronavírus

Com casos de Covid-19 em alta, Crato reabre Centro de Testagem

12 de dezembro de 2023
Sesa recomenda segunda dose da vacina bivalente para grupos prioritários; veja quais
Coronavírus

Sesa recomenda segunda dose da vacina bivalente para grupos prioritários; veja quais

8 de dezembro de 2023
Próximos
Após implantação do teleférico, Barbalha receberá monumento de Santo Antônio para impulsionar o Turismo

Após implantação do teleférico, Barbalha receberá monumento de Santo Antônio para impulsionar o Turismo

Infectologista orienta sobre uso de máscara N95 e similares, obrigatórias a partir de segunda (24) para alguns grupos

Infectologista orienta sobre uso de máscara N95 e similares, obrigatórias a partir de segunda (24) para alguns grupos

Presidente da Câmara de Vereadores de Paracuru é preso por aplicar golpe de R$ 150 mil em idosa

Presidente da Câmara de Vereadores de Paracuru é preso por aplicar golpe de R$ 150 mil em idosa

Mais Lidas

  • Carro desgovernado atropela duas mulheres e invade casas em Várzea Alegre

    Carro desgovernado atropela duas mulheres e invade casas em Várzea Alegre

  • Criminosos usam dados de contribuintes para aplicar golpes em nome da Receita; saiba como se proteger

  • Acréscimo de 25% pode aumentar aposentadoria do INSS; saiba como solicitar

  • Os perigos silenciosos de uma noite mal dormida – Por Mirta Lourenço

  • Elmano anuncia pagamento da segunda parcela do 13º e antecipação da folha de dezembro

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat