Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Ceará bate recorde em apreensão de drogas e PF aponta estado como ponto de conexão do tráfico

A disparada em 2021 aconteceu quando os agentes interceptaram uma aeronave onde estavam um espanhol e um turco, acusados de tráfico internacional

2 de janeiro de 2022
Polícia Federal apreende uma tonelada de cocaína em avião estrangeiro em Fortaleza; vídeo

A maior apreensão de cocaína em 2021 aconteceu no Aeroporto de Fortaleza (Foto: Divulgação/PF)

PUBLICIDADE

Um importante ponto de conexão para o tráfico de drogas internacional. Assim é reconhecido o Ceará atualmente, prestes a encerrar o ano de 2021 com o recorde de apreensão de drogas. Conforme levantamento da Polícia Federal, quase 3,4 toneladas de entorpecentes foram apreendidas no Estado só neste ano. Chama ainda mais atenção o quantitativo de cocaína recolhida pelos agentes federais nos últimos meses: 3,28 toneladas.

Curta e siga nossas redes sociais:

• Facebook
• Twitter

Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.

As apreensões mais significativas aconteceram no Aeroporto de Fortaleza. Semanalmente, em meio às abordagens de rotina os policiais se deparam com as ‘mulas do tráfico’ transportando quilos escondidos nos corpos ou nas bagagens, garante o delegado Alan Robson Alexandrino, Chefe da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado da Polícia Federal no Ceará.

Mas é com investigações aprofundadas que as autoridades conseguem desestabilizar o tráfico. Foi o que aconteceu no último mês de agosto, na pista do Aeroporto de Fortaleza, quando um avião particular interceptado pela PF se preparava para decolar. Na aeronave estavam 1,3 tonelada de cocaína distribuída em malas. Dois estrangeiros, sendo um turco e um espanhol, foram presos.

A droga foi flagrada em uma aeronave executiva de nacionalidade turca que decolou de Ribeirão Preto (SP) e tinha como destino Bruxelas, na Bélgica. Com a operação, populares passaram a se questionar: “quantos quilos de drogas entram e passam despercebidos no Estado diante do montante que é apreendido?”.

Alan Robson diz que não há como garantir se “mais drogas são apreendidas, isso significa a chegada de mais drogas no Ceará”. De acordo com o delegado, as investigações apontam nitidamente que não há público suficiente para consumo local. “O Ceará é um ponto de ocultação e com meios suficientes para transportar”, diz o policial.

A chegada das drogas no estado
De acordo com a PF, o órgão não tem um levantamento sobre quais estados enviam mais drogas para o Ceará. Os investigadores observam que o Estado é ponto de parada também principalmente pela posição geográfica, o que requer ainda mais atenção dos órgãos. Um dos flagrantes mais recentes no Aeroporto de Fortaleza envolveu passageiros que vinham de Santa Catarina.

O grupo foi abordado e nas bagagens encontrados comprimidos de ecstasy. A tentativa de entrada da droga tipo MDMA é ainda mais comum quando se aproximam períodos festivos. O fluxo de entrada e saída dos navios diariamente por meio dos portos é outro ponto relevante para os policiais.

“Quando há uma apreensão significativa os outros países querem saber quem são essas pessoas, para onde iam essa droga. Os voos para a Europa, até mesmo devido ao fluxo, chamam atenção pela quantidade mesmo, pela cocaína que transita. A literatura policial diz que Peru, Colômbia e Bolívia são os produtores de cocaína. Pontualmente em algum ponto remoto da Amazônia já foi encontrada produção, mas em massa são nesses países. Então chegam no Brasil por vários meios, meio fluvial, terra, Amazônia, descendo pelo Mato Grosso.”
Alan Robson Alexandrino, Delegado Federal

O delegado acrescenta que há quase três semanas aconteceu uma grande apreensão via terrestre de entorpecentes enterrados em uma fazenda nos arredores de Chaval. A forma como a droga estava acondicionada, segundo o policial, indicava que ela estava pronta para ir embaixo de um navio.

“Quando foram localizados, isso ficou claro isso para nós, mas não sabemos ainda para onde ia. Três pessoas foram presas. Dois de classe média alta, um empresário, um fazendeiro e um motorista. Uma apreensão dessa que envolve milhões de reais não envolve só três pessoas, tem mais gente envolvida e isto está em investigação. A mesma coisa nas apreensões de drogas via transporte aéreo. Há um elo maior, precisa investigar quem no exterior e quem no Brasil são envolvidos”, pondera.

Para a PF, o trabalho conjunto explica que 2021 seja o ano com maior apreensão de cocaína. O delegado destaca que é preciso estar atento aos movimentos que pode reforçar o tráfico de drogas e o tráfico de pessoas.

“Fortaleza é um hub internacional marítimo e aéreo e isso chama a atenção. Fiscalizamos cada vez mais os voos executivos. Precisamos estar atentos também aos grandes voos de passageiros, comerciais, aos voos para França, Holanda, Estados Unidos”

Facções envolvidas
A capital cearense, a Grande Fortaleza e o litoral do Estado também são pontos escolhidos por grandes traficantes de drogas para lavagem de dinheiro do narcotráfico. Conforme a Polícia Federal, já no segundo semestre deste ano foram cumpridos mandados de prisão para traficantes que residiam em apartamentos de luxo e mansões na Região Metropolitana.

Os alvos das últimas operações são brasileiros apontados como membros de cúpulas de facções criminosas que chegam a pagar R$ 20 mil mensalmente em casas cinematográficas onde vivem com a família próximo às praias. Alan Robson cita como outros casos recentes e de grande repercussão na imprensa como a descoberta de que estavam no Ceará os membros da cúpula de uma facção paulista Rogério Jeremias de Simone, o “Gegê do Mangue”, e Fabiano Alves de Sousa, o “Paca” e o escocês James Joseph White, procurado pela Interpol.

As presenças de ‘Gegê do Mangue’ e ‘Paca’ só foram descobertas quando ambos morreram, em um ataque em uma reserva indígena, em Aquiraz. O atentado foi encomendado por integrantes da própria facção, que não estavam satisfeitos com a vida que a dupla levava no Ceará.

Já James White foi preso pelos agentes federais, em Fortaleza, em junho de 2020. White é tido como membro da maior e mais rica quadrilha de tráfico de drogas e de armas de fogo da Escócia, no Reino Unido, com destaque na Europa e na sua ficha constavam crimes de homicídio, sequestro, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. A investigação da PF não apontou que ele chegou a traficar no Ceará.

A SSPDS, em nota, salienta que a proteção das fronteiras nacionais, bem como o combate ao tráfico de drogas, são responsabilidades da Polícia Federal. A pasta estadual diz que atua em parceria com PF e Polícia Rodoviária Federal (PRF) em ações de inteligência para reprimir o tráfico de drogas no Estado e, desta forma, descapitalizar grupos criminosos que possuem a comercialização de ilícitos como a principal fonte de renda.

Por Emanoela Campelo de Melo

Fonte: Diário do Nordeste

Revista Cariri Recomenda

Pedagoga é morta a tiros em frente a escola em Missão Velha; polícia investiga feminicídio
Segurança

Pedagoga é morta a tiros em frente a escola em Missão Velha; polícia investiga feminicídio

12 de dezembro de 2025
Suspeito de homicídio em Brejo Santo é preso na Bahia
Segurança

Dupla é presa por receptação e celular furtado é recuperado em Barbalha

11 de dezembro de 2025
Polícia Civil apreende armas, mais de 4 kg de drogas e prende suspeito em ação no Crato
Segurança

Polícia Civil apreende armas, mais de 4 kg de drogas e prende suspeito em ação no Crato

10 de dezembro de 2025
Homem mata pai a facadas e tira a própria vida em Juazeiro do Norte
Segurança

Tentativa de homicídio termina com prisão de suspeito, em Crato

9 de dezembro de 2025
Próximos
Pagou uma dívida? Saiba quanto tempo leva para o nome ficar limpo

Inflação em alta: saiba o que vai pesar no seu bolso em 2022

Quem teve ou está com gripe pode se vacinar contra a Covid-19?

Quem teve ou está com gripe pode se vacinar contra a Covid-19?

Adolescente sofre espancamento por se recusar a manter relações sexuais em Barbalha

Adolescente sofre espancamento por se recusar a manter relações sexuais em Barbalha

Mais Lidas

  • IBGE amplia prazo de inscrições e altera cronograma de seleção com 9.590 vagas temporárias

    IBGE amplia prazo de inscrições e altera cronograma de seleção com 9.590 vagas temporárias

  • Instrutores autônomos no Crajubar se credenciam para novo modelo de formação de condutores

  • Transnordestina tem 100% das obras autorizadas no trecho do Ceará

  • UFCA abre concurso com 22 vagas para cargos técnico-administrativos

  • Brasil adotará exigências mais rígidas para menores de 16 anos nas redes sociais; veja como vai funcionar

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat