Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Onde está a felicidade – Por Francinaldo Dias

Colunista escreve semanalmente neste espaço​, sempre às segundas-feiras

9 de setembro de 2019
Onde está a felicidade – Por Francinaldo Dias
PUBLICIDADE

Andei acompanhando as redes sociais neste fim de semana e não vi nenhuma novidade. Vivemos dias estranhos e o maniqueísmo que se instalou no Brasil por conta do caos pós golpe e pós eleição tem feito das redes sociais verdadeiro campo de batalha ideológico. Mas não é sobre isso que quero escrever nesta crônica que ora pretendo.

Por mais que o contexto sócio-político-ideológico esteja acirrado, e eu saiba exatamente de que lado estou, e da minha função de cidadão, professor e cronista, meu coração pede para que eu escreva sobre a leveza da vida. Mas a vida não tem sido nem um pouco leve.

E assim como um soldado que na trincheira em meio aos bombardeios e à iminência da morte, arranja tempo para escrever um poema à sua amada, eu ouso utilizar meu tempo e minhas ideias, e em meio aos bombardeios e ataques ideológicos nas redes sociais, eu desejo escrever sobre a felicidade. Amanhã poderei me manifestar, de novo, contra essa onda de ataques às liberdades democráticas, por ora eu quero a leveza de falar sobre a felicidade.

Mas o que vem a ser essa felicidade? Em tempos tão sombrios, haverá felicidade? Perguntarão na certa os pessimistas, sem olhar que em meio ao caos, a juventude luta pelo direito de ter uma universidade pública de qualidade, e em todo o Brasil são claras as manifestações de repúdio aos cortes nos financiamentos da educação. Isso é um motivo de felicidade.

Eu ando em estado permanente de felicidade, aprendi desde cedo que é simples questão de escolha. E a batalha de todo dia torna-se muito menos pesada. Talvez porque meu coração seja terra fértil onde a esperança está sempre verdinha. Já me confundiram com otimista, e embora pareça, na verdade sou um seguidor do mestre Suassuna que se intitulou realista esperançoso. Eu sou um destes realistas esperançosos, porque acredito que haverá um futuro melhor, sem esquecer de que no presente é que se constrói esse futuro, e nisso reside um motivo de felicidade.

A felicidade, é preciso saber enxergá-la nos pormenores, para que não fiquemos como avozinho infeliz de Quintana que “Em vão os óculos procura, tendo-os na ponta do nariz.” Recentemente com a minha separação, percebi que meu filho ganhara mais desenvoltura e superou a timidez, toma a iniciativa de toda vez após tomar-me a benção, diz um eu te amo tão simples e tão bom de ler ou ouvir e tão sincero, que não há motivo melhor para sentir felicidade.

A felicidade é formada de pequenos retalhos coloridos. E a gente vai juntando e costurando na lida diária, numa conversa com uma pessoas mais velha que pode se chamar Janelice ou Seu Mundoza, numa risada engraçada sobre uma piada sem graça mas destituída de preconceito, de um amigo chamado João Paulo, na energia serelepe de um garotinho chamado Enzo, num conselho eficaz de um amigo chamado Epitácio, num elogio no futebol com os amigos. Ou ainda na percepção de que a namoradinha do seu filho, se chama Vitória, compartilha de ideias progressistas e tem feito muito bem a ele.

A felicidade é como estas flores que nascem amiúde à beira de qualquer caminho, ela está lá sempre, a gente que quase não quer olhar. Pode ser numa sesta de 40 minutos que acaba durando uma tarde inteira todas as quintas-feiras ao lado da filha. Ou na relação de respeito entre duas pessoas que teimam em contrariar o senso comum e mantém a amizade mesmo após um divórcio. Ou na aprovação de um velho amigo numa seleção de mestrado.

Há quem acredite que a felicidade está no fim dos arco-íris, quando na verdade ela existe no acreditar que ela esteja lá. Felicidade não é um ponto a se alcançar, uma meta, um cume ao qual busca o alpinista. A felicidade é percurso, está às vezes no medo da mudança, mas também na coragem de mudar. Está na promessa, mas também no esforço diário para cumpri-la. A felicidade está em se matar um leão por dia. A felicidade reside no riso pelo ciúme banal, na pequena briga e na paz feita que termina em troca de carícias calientes.

A felicidade reside na nostalgia dos tempos em que acreditávamos que éramos imortais e a vida era feita de infinitos que terminam logo ali. A felicidade está no ouvir aquela música que embalou o início do romance. Reside na lembrança de seu velho pai, ou avô com suas histórias inéditas, mas sempre repetidas. A felicidade está no carinho e preocupação da mãe que sempre vai nos ter como criança.

A felicidade é aquela presença sinestésica do tempero da comida que exala cheiro pela casa e extrai um primeiro elogio, que segue aos toques de carinho e mais elogios aos dotes culinários, depois no brilho dos olhos na organização da mesa, embalados pela música baixinha que sai do celular e culmina com o elogio ao sabor daquele almoço num domingo qualquer que terminará num eu te amo simples e verdadeiro.

Felicidade é saber que por mais agruras que a vida apresente, vale a pena optar pela arte, pelo amor, pela verdade, pela liberdade, pela amizade, pelo afeto. Enfim, por mais que o caos que está aí estabelecido nos remeta a uma onda de pessimismo, é importante que tenhamos coragem de ser felizes para que nos fortaleçamos para o confronto contra os opressores. Por isso resolvi escrever essa crônica.

Por Francinaldo Dias. Professor, cronista, contador de “causos” e poeta

*Este texto é de inteira responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Revista Cariri

Revista Cariri Recomenda

Os perigos silenciosos de uma noite mal dormida – Por Mirta Lourenço
Colunistas

Os perigos silenciosos de uma noite mal dormida – Por Mirta Lourenço

6 de dezembro de 2025
Três questões anuladas, uma confiança destruída – Por Mirta Lourenço
Colunistas

Três questões anuladas, uma confiança destruída – Por Mirta Lourenço

22 de novembro de 2025
Agricultores de estrelas – Por Alexandre Lucas
Colunistas

Agricultores de estrelas – Por Alexandre Lucas

20 de novembro de 2025
Ceará é o 2º estado do Nordeste com mais inscrições confirmadas no Enem 2025
Colunistas

Segundo dia do Enem: Presença, Foco e Futuro – Por Mirta Lourenço

15 de novembro de 2025
Próximos
Com corte nas federais, salas de aula ficam sem luz e restaurante perde bife

Com corte nas federais, salas de aula ficam sem luz e restaurante perde bife

Enel é multada em R$ 3 milhões pelo Procon por cobrar duas faturas no mesmo mês

Enel é multada em R$ 3 milhões pelo Procon por cobrar duas faturas no mesmo mês

Após 22 anos, dono de frigorífico que matou mulher a facadas em Milagres é preso

Após 22 anos, dono de frigorífico que matou mulher a facadas em Milagres é preso

Mais Lidas

  • Sete anos sem Marielle: a ausência que ainda ecoa – Por Mirta Lourenço

    Dino marca julgamento do caso Marielle na 1ª Turma do STF; veja data

  • Acréscimo de 25% pode aumentar aposentadoria do INSS; saiba como solicitar

  • Cariri enfrenta fim de semana de calor intenso e baixa umidade, com possibilidade de chuvas isoladas

  • Brasil conhece adversários na Copa do Mundo de 2026; confira grupos

  • Ceará encerra 2025 com maior investimento público nominal da história

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat