Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

STF autoriza abertura de inquérito contra deputada bolsonarista Bia Kicis por racismo

Pedido foi apresentado pela Procuradoria-Geral da República

18 de novembro de 2021
STF autoriza abertura de inquérito contra deputada bolsonarista Bia Kicis por racismo

A deputada Bia Kicis (PSL-DF) na Câmara, em Brasília (Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados)

PUBLICIDADE

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski deferiu nesta quarta-feira (17) a abertura de inquérito para apurar suposta prática de discriminação racial pela deputada bolsonarista Bia Kicis (PSL-DF). As informações são da colunista Mônica Bergamo, da Folha.

Curta e siga nossas redes sociais:

• Facebook
• Twitter

Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso Whatsapp.

A parlamentar é alvo de representação por causa de uma postagem em que os ex-ministros Sergio Moro e Luiz Henrique Mandetta foram retratados com “blackface”, prática considerada racista.

Na ocasião, Kicis contestava o anúncio feito pelo Magazine Luiza de um trainee destinado exclusivamente a pessoas negras. “Desempregado, blogueiro Sergio Moro faz mudança no visual para tentar emprego no Magazine Luiza”, dizia a publicação. “Sem emprego e cansado de errar o pico, Mandetta mudou de cor e manda currículo para Magazine Luiza”, afirmava ainda.

As duas imagens são acompanhadas de um texto de autoria da deputada: “Cuidado, se você consegue enxergar racismo nesse post ao invés de vê-lo na atitude da Magazine Luiza, o estrago do ensino aos moldes de Paulo Freire pode ter sido muito grande na sua capacidade de interpretar textos e de compreender a vida”. ​

Ambos os políticos se tornaram desafetos do presidente Jair Bolsonaro após deixarem o governo federal e são alvos frequentes da militância bolsonarista.

“Os fatos narrados na manifestação podem constituir ilícitos penais, devendo-se salientar que, embora de forma ainda embrionária, os autos possuem elementos indiciários aptos a embasar o início das investigações”, afirma Lewandowski em sua decisão.

“As diligências supra requeridas mostram-se necessárias para melhor elucidar as condutas descritas no pedido de instauração do caderno investigatório, motivo pelo qual devem ser deferidas”, segue o ministro.

O pedido à corte foi apresentado pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que classificou a publicação como depreciativa para a população negra —e o “blackface”, como mecanismo de discriminação racial.

Segundo interlocutores da cúpula da PGR, esse caso e alguns outros que envolvem o tema estavam represados à espera do julgamento do STF que equiparou a injúria racial ao crime de racismo. Uma condenação neste caso pode gerar pena de cinco anos de reclusão mais pagamento de multa.

O termo “blackface” surgiu para descrever atores brancos que encenavam papéis de negros no teatro, ambiente proibido para essas pessoas até meados do século 20. ​

No ano passado, quando o Magalu abriu as inscrições da seleção de trainees exclusiva para profissionais negros, as redes sociais levantaram uma enxurrada de ataques racistas. A empresa também foi alvo de uma representação feita pela Defensoria Pública da União.

A repercussão acabou contribuindo para a divulgação das vagas e turbinou o número de inscrições, que ultrapassou 22.000, ante menos de 18.000 inscritos no ano anterior, sem a temática racial.

A PGR pediu a abertura de inquérito contra Bia Kicis após receber uma notícia crime apresentada por Roberto Lourenço Cardoso.

As críticas à deputada em conversas reservadas no STF são antigas. Os ministros, inclusive, se movimentaram nos bastidores para tentar evitar sua eleição à presidência da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), a mais importante da Câmara.

Revista Cariri Recomenda

Senado aprova projeto antifacção com penas de até 120 anos
Política

Senado aprova projeto antifacção com penas de até 120 anos

11 de dezembro de 2025
União Brasil expulsa Celso Sabino após impasse sobre permanência no Ministério do Turismo
Política

União Brasil expulsa Celso Sabino após impasse sobre permanência no Ministério do Turismo

10 de dezembro de 2025
Redução de penas que beneficia Bolsonaro e condenados pelo 8 de janeiro é aprovada na Câmara
Política

Redução de penas que beneficia Bolsonaro e condenados pelo 8 de janeiro é aprovada na Câmara

10 de dezembro de 2025
Glauber Braga é retirado à força do plenário após ocupar cadeira da Presidência da Câmara
Política

Glauber Braga é retirado à força do plenário após ocupar cadeira da Presidência da Câmara

9 de dezembro de 2025
Próximos
Motorista fura barreira da polícia e acaba preso com mais de 210 kg de drogas em Morada Nova

Motorista fura barreira da polícia e acaba preso com mais de 210 kg de drogas em Morada Nova

Nasce no Crato o terceiro filho do governador Camilo Santana e da primeira-dama Onélia Santana

Nasce no Crato o terceiro filho do governador Camilo Santana e da primeira-dama Onélia Santana

Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Várzea Alegre: vereadores e funcionários públicos são alvos de operação contra o jogo do bicho

Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Várzea Alegre: vereadores e funcionários públicos são alvos de operação contra o jogo do bicho

Mais Lidas

  • Dívidas no programa Desenrola podem ser negociadas nos Correios

    Governo confirma salário mínimo para 2026; saiba valor

  • Redução de penas que beneficia Bolsonaro e condenados pelo 8 de janeiro é aprovada na Câmara

  • Investimento bilionário impulsiona infraestrutura elétrica no Ceará; cidades do Cariri serão contempladas

  • União Brasil expulsa Celso Sabino após impasse sobre permanência no Ministério do Turismo

  • Austrália passa a exigir idade mínima de 16 anos para uso de redes sociais

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat