Nesta quinta-feira (11), o músico Gilberto Gil foi eleito à cadeira de número 20 da Academia Brasileira de Letras (ABL). O cantor foi eleito por maioria absoluta, com 21 votos no total.
Curta e siga nossas redes sociais:
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso Whatsapp.
Segundo o g1, Gil acompanhou a votação em casa, visto que uma norma da ABL proíbe que candidatos elegíveis participem da sessão. Junto ao cantor e compositor, também concorreram o poeta Salgado Maranhão (que recebeu 7 votos), e o crítico literário Ricardo Daunt (0 votos). O cantor baiano deve assumir o posto em março de 2022.
Conhecido por canções como “Aquele Abraço”, “Esotérico” e “Vamos Fugir”, Gil tem uma discografia com mais de 50 álbuns. Ao todo, ele também possui dois Grammy Awards e dois Grammy Latino.
Em 2001, o cantor e compositor também foi nomeado embaixador da ONU para agricultura e alimentação. Durante o governo do ex-presidente Lula, Gilberto Gil também assumiu o posto de ministro da Cultura do Brasil, entre 2003 e 2008.
Ainda este ano, Fernanda Montenegro foi eleita como nova imortal da Academia. A atriz concorreu à posição sem oponentes à cadeira de número 17 da instituição, deixada vaga após a morte do diplomata Affonso Arinos de Mello Franco.