Com o avanço da vacinação, 129 municípios do Ceará não registraram mortes por Covid-19 no mês de setembro, o que representa 70% das 184 cidades do estado. É o que mostra um levantamento feito pelo g1 com dados do pesquisador Wesley Cota, da Universidade Federal de Viçosa.
Curta e siga nossas redes sociais:
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso Whatsapp.
Desse total, há cidades que não têm registro de óbitos pela doença há três meses como Alcântaras, Antonina do Norte, Aiuaba, Graça, São João do Jaguaribe e Potengi.
Apesar de ainda não figurar na lista de cidades com zero morte em setembro, a capital Fortaleza alcançou a marca de 50% da sua população total vacinada com duas doses da vacina contra a Covid-19, ou dose única. O número representa mais de 1,3 milhão de fortalezenses imunizados.
Desde o início da pandemia, o Ceará registrou 941.227 casos da doença e 24.281 mortes pela doença, conforme dados da plataforma IntegraSUS da Secretaria da Saúde (Sesa).
‘O pior já passou’
Para o epidemiologista Pedro Hallal, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), os dados indicam que a pandemia está chegando a uma nova etapa.
“Esse resultado sugere que o pior momento da pandemia já passou, especialmente em decorrência do avanço da campanha de vacinação no Brasil”, afirma.
“No momento atual, o nosso maior inimigo é a variante Delta – se conseguirmos evitar que a variante Delta gere um novo aumento de caso, estaremos muito próximos de vencer a pandemia, caso a vacinação continue avançando.”
Fonte: g1 CE