Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Universidades públicas no Ceará só devem retomar ensino 100% presencial em 2022

Início do próximo semestre letivo deve ser de transição para o retorno de universitários às salas de aula; confira como as instituições públicas de ensino se preparam para o retorno

5 de outubro de 2021
(Foto: Arquivo)

(Foto: Arquivo)

PUBLICIDADE

As aulas presenciais em universidades públicas e privadas estão autorizadas por decreto estadual desde o dia 28 de junho deste ano, mas na prática as unidades de ensino no Ceará ainda estão em processo de transição para o retorno às salas de aula. O desafio para as comunidades acadêmicas está em recuperar o calendário prejudicado pela pandemia e dar continuidade à formação integralmente no modelo presencial.

Curta e siga nossas redes sociais:

• Facebook
• Twitter

Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso Whatsapp.

Para isso, as instituições avaliam o cenário epidemiológico e o avanço da vacinação entre estudantes. O próximo semestre deve ser de retomada gradual dos encontros entre professores e alunos nas instituições, mas com revezamento nas turmas. Os conteúdos em modelo remoto devem ser ofertados para os estudantes com comorbidades.

Prejuízos no aprendizado
“A minha experiência inicial no ensino remoto foi complicada porque eu estava sem computador e sem qualquer aparelho para desenvolver meus trabalhos”, lembra a estudante de arquitetura e urbanismo na UFC Carolina Elayza, de 22 anos. Não ter com quem dividir dúvidas sobre as demandas e a falta de contato com a turma prejudica a saúde mental, como observa a estudante.

Com ajuda de auxílios financeiros da Universidade – somado ao dinheiro que a estudante poupava – foi possível comprar um notebook. “Tem sido complicado porque a gente fica sozinho, mas combinamos com colegas para fazer estudos juntos por videochamada para ter um contato”, acrescenta.

“Eu acho que é um consenso que todos nós estamos ansiosos para voltar ao presencial, porque a gente tem uma noção melhor do tempo dedicado aos estudos e ver as pessoas ajuda muito. Mas eu tenho receio por causa da pandemia.”
Carolina Elayza, estudante de Arquitetura

Lara Alencar, de 21 anos, está perto de concluir a graduação de jornalismo pela UFCA sem aulas presenciais desde o início da pandemia. “De uns meses para cá eu venho sentindo muito a necessidade de estar perto de outras pessoas, agora isso tem me afetado mais, de não ter contato com meus colegas. Estou no último ano da faculdade”.

O processo de imunização dos estudantes dá maior confiança ao retorno presencial, como é possível observar na percepção de Carolina e Lara. Voltar ao convívio nas turmas é motivo de empolgação para ambas. “Eu não tive tanta dificuldade porque tenho computador, celular e internet boa, além de um lugar para estudar em casa, mas dentro dessa logística tudo ficou mais cansativo”, destaca Lara Alencar.

Como as instituições públicas de ensino se preparam para o retorno

UFC
Na Universidade Federal do Ceará (UFC) as atividades acontecem no modelo híbrido e o período letivo, referente ao segundo semestre de 2021, começou no dia 27 de setembro para os cursos de graduação e pós-graduação. O semestre 2021.2 é considerado como um período de transição do ensino remoto para o presencial, mas as salas de aulas devem ser a principal opção apenas em 2022.

A UFC avalia o cenário epidemiológico e o avanço da imunização na comunidade universitária para definir a data da retomada integral. “Há um documento-orientador, elaborado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), que prevê uma retomada gradual e segura das aulas presenciais a partir deste semestre”, frisou a instituição por meio de nota.

Ao longo do semestre vigente, as unidades acadêmicas da UFC devem definir se as disciplinas teóricas, práticas ou teórico-práticas permanecem de forma remota, híbrida ou retornam ao presencial. “Caso seja adotada a oferta presencial de uma disciplina ou de parte de sua carga horária, deve-se oferecer também atendimento remoto aos estudantes pertencentes ao grupo de risco para a Covid-19 ou que testem positivo para a doença”, acrescentou a UFC em nota.

UECE
Já a Universidade Estadual do Ceará (Uece) começou o período referente ao primeiro semestre deste ano no dia 20 de setembro, com previsão de encerramento para o dia 27 de janeiro de 2022, no modelo remoto. Os universitários permanecem em casa após decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), aprovada em julho.

Questionada sobre o número de estudantes matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade, a Uece não repassou o quantitativo até a publicação desta reportagem.

O Conselho da Uece também deve analisar a possibilidade de retorno para o ensino integralmente presencial para o próximo semestre. Os servidores da Uece trabalham na modalidade presencial, conforme portaria divulgada no dia 30 de setembro, que também exige o certificado de vacinação para o desempenho das atividades.

UFCA
Na Universidade Federal do Cariri (UFCA), o atual semestre é referente ao período de 2021.1 – planejado para ser cumprido remotamente na maior parte dos cursos. “No caso dos componentes curriculares cujo cumprimento remoto seja inviável, entretanto, já é permitida a presencialidade, em consonância com normativos municipais e estaduais”, como informou a instituição por nota.

(Foto: Antonio Rodrigues)

As atividades presenciais acontecem para os cursos de Medicina, de Música e das Engenharias ofertadas pela UFCA.

O Conselho Universitário da UFCA deve decidir sobre o retorno presencial amplo das atividades acadêmicas em reunião, mas a retomada não será planejada para esse ano. Para recuperar o cronograma de aulas, dois semestres foram concluídos neste ano e dado início ao período de 2021.1, que deve encerrar no dia 8 de janeiro de 2022.

URCA
Já na Universidade Regional do Cariri (Urca) o ensino está acontecendo de forma remota, após decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Urca, durante esse semestre. “Algumas aulas laboratoriais e estágios acontecem de forma híbrida, seguindo os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19”, explicou a instituição por meio de nota. A instituição deve retomar as atividades presenciais apenas no semestre que inicia em 2022.

(Foto: Divulgação)

IFCE
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) permanece no modelo remoto desde de julho de 2020, com calendários acadêmicos diferentes para cada campus da instituição – com algumas unidades no semestre 2021.1 e outras no 2021.2. A discussão para elaborar um plano de retomada gradual das atividades presenciais começou no dia 28 de setembro.

(Foto: Divulgação/IFCE)

“O plano está aberto para colaborações e sugestões da comunidade acadêmica até esta terça (5), no portal da Instituição. Posteriormente, o documento será apreciado pelo Conselho Superior do Instituto (Consup), que se reunirá no próximo dia 11”, detalhou o IFCE por meio de nota.

As comissões de saúde de cada unidade do IFCE devem avaliar as condições para a retomada das atividades presenciais. “Não temos como precisar datas, pois isso ainda será avaliado pelo Conselho Superior, como informado. E esse retorno das atividades presenciais deve acontecer de forma progressiva”, frisou a instituição.

UNILAB
As aulas na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) devem começar no modelo híbrido no próximo semestre, referente a 2021.2, por volta do dia 12 de janeiro. “Nós vamos trabalhar o retorno para começar gradativamente considerando os protocolos de segurança de forma híbrida, porque envolve transporte e temos vários alunos da cidades adjacentes”, explica o reitor da instituição, Roque Albuquerque.

O modelo integralmente presencial é planejado para o mês de abril, quando a Unilab deve dar início ao semestre de 2022.1. A instituição já avança quanto ao retorno dos servidores no atual momento de forma escalonada, mas com previsão para o modelo presencial em janeiro de 2022, com exceção dos profissionais com comorbidades.

“Eu percebo que há um grande anseio dos alunos para o retorno presencial, estamos há dois anos afastados, muitos professores estão fora da rotina. Essas pessoas vão precisar de uma segunda adaptação dos trabalhos”, analisa o gestor.

Estudantes impactados

UFC: modelo híbrido

Atualmente, 25.185 estudantes estão matriculados em cursos de graduação presencial e 985 em cursos de graduação semipresencial do Instituto UFC Virtual. Na pós-graduação, o número de alunos ativos é de 2.970 no doutorado, 3.652 no mestrado e 433 nos cursos de especialização.

Urca: modelo híbrido

Tem mais de 12 mil alunos na área de graduação e pós-graduação.

UFCA: modelo híbrido

Em 27 de setembro de 2021, quando teve início o período 2021.1, a UFCA contava com 2.743 estudantes matriculados em cursos de graduação. Os discentes do curso de Medicina, no entanto, ainda estão no período 2020.2. Ao todo, são 448 estudantes no curso.

Quanto à pós-graduação, o período vigente na UFCA é o de 2021.2. Atualmente, há 160 alunos matriculados em cursos stricto sensu e 16 alunos, em cursos de especialização lato sensu. Ao todo, 176 alunos de pós-graduação.

IFCE: modelo remoto

São quase 18 mil matrículas ativas, considerando os semestres 2021.1 e 2021.2, referentes às graduações (licenciaturas, bacharelados e tecnologias) e pós-graduações.

Unilab: modelo remoto

São cerca de 5.200 estudantes matrículados.

Por Lucas Falconery

Fonte: Diário do Nordeste

Revista Cariri Recomenda

São mais de 112 mil vagas em 19 mil cursos (Foto: Samuel Pinheiro/Revista Cariri)
Educação

Inscrições para o Fies 2026 terminam nesta sexta; saiba como concorrer

6 de fevereiro de 2026
Prouni 2026: MEC divulga 226 mil pré-selecionados na primeira chamada (Foto: Freepik)
Educação

Prouni 2026 tem mais de 226 mil pré-selecionados na primeira chamada, maior edição da história

5 de fevereiro de 2026
(Foto: Arquivo)
Educação

Elmano de Freitas anuncia envio de mensagem do piso do magistério e confirma concurso para professores em 2026

4 de fevereiro de 2026
Programa do MEC oferece bolsas de estudo em cursos de nível superior em instituições de ensino privadas (Foto: Reprodução)
Educação

MEC divulga resultado da primeira chamada do Prouni e inicia período de comprovação de dados

3 de fevereiro de 2026
Próximos
Vacinas da Pfizer serão usadas para a 4ª dose em imunossuprimidos (Foto: Geraldo Bubniak/Divulgação)

Vacina da Pfizer reduz risco de hospitalização em 90% mesmo após seis meses da 2ª dose, diz estudo

(Foto: Samuel Pinheiro/Revista Cariri)

Casa de Farinha, no Parque de Exposição do Crato, funcionará neste final de semana

Redes sociais registraram interrupção nos serviços s 12h30 desta segunda-feira (4) (Foto: Igor do Vale/Estadão Conteúdo)

Facebook revela o que motivou queda de redes sociais

Mais Lidas

  • (Foto: Freepik)

    Trava Zap: o que são as mensagens que travam o WhatsApp

  • Anvisa registra seis mortes suspeitas e casos de pancreatite associados ao uso de canetas emagrecedoras no Brasil

  • Jovem de 23 anos sofre tentativa de homicídio à bala em Mauriti

  • Cariri bate recorde de novas empresas no primeiro semestre com crescimento de 42%

  • Secretaria se reúne com municípios para preparativos do uso da vacina Pfizer no Ceará

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Arquivos

  • fevereiro 2026
  • janeiro 2026
  • dezembro 2025
  • novembro 2025
  • outubro 2025
  • setembro 2025
  • agosto 2025
  • julho 2025
  • junho 2025
  • maio 2025
  • abril 2025
  • março 2025
  • fevereiro 2025
  • janeiro 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • agosto 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • março 2024
  • fevereiro 2024
  • janeiro 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • março 2022
  • fevereiro 2022
  • janeiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • fevereiro 2021
  • janeiro 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • setembro 2020
  • agosto 2020
  • julho 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • fevereiro 2020
  • janeiro 2020
  • dezembro 2019
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • agosto 2019
  • julho 2019
  • junho 2019

Categorias

  • Análises
  • Avisos e Editais
  • Barbalha
  • Brasil
  • Cariri
  • Carreira & Oportunidades
  • Ceará
  • Colunistas
  • Conteúdo Patrocinado
  • Copa do Mundo 2022
  • Coronavírus
  • Cotidiano
  • CPI da Covid
  • Crato
  • Cultura
  • Curiosidades
  • Desmentindo boatos
  • Economia & Negócios
  • Educação
  • Eleições 2020
  • Eleições 2022
  • Eleições 2024
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Famosos
  • Geral
  • Juazeiro do Norte
  • Meio Ambiente
  • Morte do Papa Francisco
  • Mundo
  • Novelas
  • Opinião
  • Política
  • Posse de Lula
  • Regionais
  • Saúde
  • Segurança
  • Tecnologia


Canetas emagrecedoras têm alerta para pancreatite na bula (Foto: Samuel Pinheiro/Revista Cariri)
Saúde

Anvisa registra seis mortes suspeitas e casos de pancreatite associados ao uso de canetas emagrecedoras no Brasil

7 de fevereiro de 2026

Seis mortes suspeitas e 225 casos de pancreatite associados ao uso de canetas emagrecedoras foram notificados à Agência Nacional de...

Leia Mais
Imóvel disponível pelos Correios na cidade de Catarina (Foto: Correios/VIP Leilões)

Correios colocam à venda seis imóveis no Ceará em leilões digitais; veja valores e como participar

7 de fevereiro de 2026
Baliza deixa de ser exigida no exame prático a partir de segunda (9) no Ceará (Imagem gerada por IA)

Detran-CE deixa de aplicar prova de baliza em exames práticos a partir de segunda-feira (9)

7 de fevereiro de 2026
Aniversário do PT reúne Lula, Camilo, Elmano, Evandro e Chagas na Bahia (Foto: Reprodução/Instagram)

Lula, Camilo, Elmano, Evandro e Chagas se reúnem para celebrar aniversário do PT na Bahia

7 de fevereiro de 2026
A pressão alta afeta o coração e pode comprometer vários órgãos (Imagem gerada por IA)

Hipertensão compromete outros órgãos; confira 10 fatores de risco

7 de fevereiro de 2026
Canetas emagrecedoras têm alerta para pancreatite na bula (Foto: Samuel Pinheiro/Revista Cariri)
Saúde

Anvisa registra seis mortes suspeitas e casos de pancreatite associados ao uso de canetas emagrecedoras no Brasil

7 de fevereiro de 2026

Seis mortes suspeitas e 225 casos de pancreatite associados ao uso de canetas emagrecedoras foram notificados à Agência Nacional de...

Leia Mais
Imóvel disponível pelos Correios na cidade de Catarina (Foto: Correios/VIP Leilões)

Correios colocam à venda seis imóveis no Ceará em leilões digitais; veja valores e como participar

7 de fevereiro de 2026
Baliza deixa de ser exigida no exame prático a partir de segunda (9) no Ceará (Imagem gerada por IA)

Detran-CE deixa de aplicar prova de baliza em exames práticos a partir de segunda-feira (9)

7 de fevereiro de 2026
Aniversário do PT reúne Lula, Camilo, Elmano, Evandro e Chagas na Bahia (Foto: Reprodução/Instagram)

Lula, Camilo, Elmano, Evandro e Chagas se reúnem para celebrar aniversário do PT na Bahia

7 de fevereiro de 2026
A pressão alta afeta o coração e pode comprometer vários órgãos (Imagem gerada por IA)

Hipertensão compromete outros órgãos; confira 10 fatores de risco

7 de fevereiro de 2026
  • Anuncie
Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.