Por conta da pandemia da Covid-19, é inevitável que as atenções estejam voltadas principalmente para as medidas de prevenção e de interrupção da circulação do coronavírus. Porém, outras doenças e cuidados não podem ser esquecidos. Como é o caso do combate ao câncer, que tem sempre a prevenção como o melhor caminho.
Curta e siga nossas redes sociais:
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso Whatsapp.
Hoje, dia 4 de agosto, acontece o Dia da Campanha Educativa de Combate ao Câncer. A data tem como objetivo conscientizar a população de que a informação é a arma mais importante na prevenção dessa doença. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), só de câncer de pulmão, o tipo que mais mata no país, mais de 29 mil pessoas morreram em 2019.
Mas há saídas para escapar desse diagnóstico. Segundo o INCA, a prevenção pode ser dividida em duas fases. Na primária, é necessário evitar a exposição aos fatores de risco e adotar um modo de vida saudável. Já na prevenção secundária, o foco é detectar estágios iniciais ou até anteriores à doença para tratá-la o mais cedo possível.
Diagnósticos de câncer na pandemia
Para que as ações de prevenção aconteçam, realizam-se, no Brasil, rastreamentos e diagnósticos precoces. Pois, quanto mais cedo for iniciado o tratamento, maiores são as chances de cura do paciente. Porém, em março de 2020, o INCA emitiu uma nota técnica a respeito da situação do sistema de saúde durante a pandemia.
No comunicado, o Instituto recomendava aos profissionais de saúde que pedissem a seus pacientes que não procurassem clínicas e hospitais especializados nesse momento para realizar esses rastreamentos. Dessa forma, evitaria uma sobrecarga nesses locais.
A realização desses procedimentos foi ainda mais desencorajada nos casos em que os pacientes estavam fora dos principais grupos de risco para o câncer. Posteriormente, o INCA sugeriu que o reinício desses procedimentos se desse com análise criteriosa dos riscos e benefícios em cada caso.
Mas, com essas recomendações, o Brasil teve uma grande queda na realização de exames e, consequentemente, nos diagnósticos de câncer. A biópsia, principal exame para detectar o câncer, por exemplo, teve uma queda de 39,1% em relação a 2019. Visto que foram realizados 737,8 mil exames ,em 2019, contra 449,2 mil, em 2020.
Dicas de combate ao câncer
Apesar do cenário desanimador e das más perspectivas, a boa notícia é que é possível reverter esse quadro com alguns cuidados. Entre eles, o hábito de uma alimentação saudável, a prática de exercícios, o abandono do cigarro e o consumo de álcool moderado.
Outra orientação importante é estar atento ao seu próprio corpo. No caso do câncer de mama, por exemplo, é imprescindível fazer periodicamente o autoexame, além de observar possíveis sinais ou deformidades nos seios. Em outras partes do corpo, ao perceber qualquer irregularidade, não deixar de procurar imediatamente um médico.
Como colaborar com o combate ao câncer
Além de se prevenir, é possível também ajudar nas várias fases que envolvem o câncer. Desde a conscientização do diagnóstico precoce até o apoio àqueles que obtiveram o diagnóstico da doença. Para isso, você pode colaborar com o trabalho de ONGs e instituições que desenvolvem esse trabalho com seriedade.
A ABRACE, Associação Brasileira de Assistência a Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias, é uma dela. Ela oferece apoio às famílias desde 1986. Além disso, está aberta para acolher voluntários em suas atividades, como eventos, atendimentos odontológicos e psicológicos, organização de doações etc. A ABRACE também recebe doações de cabelos. Se você quiser ajudar, entre em contato pelo site: https://www.abrace.com.br/
Já a casa Hope oferece apoio biopsicossocial e educacional às crianças portadoras de câncer. Também disponibiliza moradia, alimentação e transporte durante o tratamento. Para ajudá-los acesse https://hope.org.br.
Outras instituições como o GRAACC, Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer, em São Paulo, e a Casa Durval Paiva, em Natal, também trabalham para dar suporte ao tratamento de crianças e apoio às famílias em suas necessidades mais urgentes.
A prevenção é a melhor forma de evitar o câncer. Portanto, não se arrisque e busque imediatamente orientação profissional ao menor sinal de irregularidade no seu corpo. Assim, você evitará o transtorno de tratamentos pesados e também a morte prematura.
Fonte: Seleções