Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

97% das cidades do Ceará registraram morte por Covid-19 em todos os meses de 2021

Apenas Chaval, Frecheirinha, Graça, Granjeiro e Pires Ferreira estão fora dessa relação. Cosems alerta para a importância da manutenção dos cuidados e avanço da vacinação

3 de agosto de 2021
Presente em quase todo o Brasil, capacete Elmo já tratou quase três mil cearenses na rede pública em seis meses

De janeiro a abril deste ano, todos os municípios registraram ao menos uma morte por mês (Foto: Divulgação/Governo do Ceará)

PUBLICIDADE

Apesar da melhora nos indicadores, a pandemia no Ceará ainda não está controlada e segue com dados que sugerem máxima atenção. Levantamento realizado pelo Diário do Nordeste mostra que quase todos os municípios do Estado seguem com registros mensais de óbitos por decorrência do vírus SARS-Cov-2.

Curta e siga nossas redes sociais:

• Facebook
• Twitter

Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso Whatsapp.

Das 184 cidades cearenses, 179 tiveram ao menos um registro de óbito por Covid-19 em todos os meses deste ano. Os únicos municípios fora dessa relação são Chaval, Frecheirinha, Graça, Granjeiro e Pires Ferreira.

O grupo é, inclusive, o que está há mais tempo sem mortes: três meses. Os dados são da plataforma IntegraSus, da Secretaria da Saúde (Sesa) do Estado.

Para o vice-presidente do Conselho das Secretárias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE), Rilson Andrade, “o índice [de 97% das cidades com mortes mensais] comprova que o vírus ainda está em circulação em todas as regiões e, por isso, é preciso maximar atenção”.

“Embora os números sejam favoráveis e mostrem uma situação bem melhor, o Cosems tem dialogado com os municípios para que os gestores mantenham todas as ações. O vírus segue circulando e um relaxamento pode incidir em aumento nos casos.”
Rilson Andrade, vice-presidente Cosems

Para manter essa tendência de queda nos indicadores, Andrade ressalta que o Cosems orienta gestores a manterem periodicamente ações como fiscalização, no intuito de conter aglomerações, e monitoramento de novos casos e pacientes suspeitos, para que seja feito uma barreira sanitárias nas zonas onde há ainda infecções pela Covid-19.

“São ações que já vêm sendo feitas, mas que devem continuar para que alcançarmos a máxima redução nos casos”, acrescenta o representando do Conselho. Esse alerta torna-se ainda mais importante diante do surgimento dos primeiros casos da variante Delta, no Ceará.

Preocupação com uma possível terceira onda
Na última quinta-feira, dia 29, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) confirmou os primeiros quatro casos da variante Delta no Ceará. São três mulheres e um homem, com idades entre 22 e 26 anos, que chegaram de voos vindos do Rio de Janeiro.

Essa confirmação, na concepção de Rilson Andrade, aumenta o estado de alerta. Para ele, a variante pode representar um novo aumento nos casos de infecção e mortes.

Especialistas que estudam a pandemia em todo o mundo, apontam que essa nova variante tem uma característica de rápida transmissão. Seu nível de contágio chegou a ser comparado ao da catapora.

“O aparecimento [da variante Delta] preocupa e muito o Cosems. A orientação específica aos municípios após a confirmação dos casos no Ceará é intensificar a investigação dos casos. Qualquer suspeita deve ser rigorosamente monitorada e investigada.”
Rilson Andrade, vice-presidente Cosems

Andrade explica que essa investigação deve “tentar rastrear a origem da infecção ou identificar se aquele paciente teve contato com alguém infectado com a variante Delta”. Pessoas vindas de alguns estados onde a variante está mais disseminada, como o Rio de Janeiro, carecem de maior atenção.

“Esse acompanhamento, junto à manutenção dos cuidados, é primordial para evitarmos uma terceira onda. Isso é tudo que a gente não quer que aconteça”, concluir Rilson.

Vacinação
Questionado sobre qual o principal trunfo para obtenção na queda dos indicadores, Rilson é enfático ao dizer que considera o processo de imunização o grande responsável, muito embora reconheça o trabalho desempenhado pelos municípios na instituição de medidas como lockdown, barreiras sanitárias e testagem em massa.

“Todas as cidades já vacinaram mais da metade da população adulta com a primeira dose e estamos passando da marca dos 20% de pessoas totalmente imunizadas. É um índice importante, sobretudo quando a gente observa os idosos e comorbidades, que eram os mais vulneráveis e agora estão quase todos completamente vacinados”, detalha.

A continuidade do processo, e em larga escala, para que o máximo de pessoas se vacinem mais brevemente, é importante para conter o avanço da nova variante.

Estudo apontam que todos os imunizantes têm demonstrado eficácia contra a Delta em diferentes níveis até agora, apesar de apresentarem uma pequena diminuição em suas competências em relação à formulação original do coronavírus.

Até o momento, já foram aplicadas 5.435.967 doses no Ceará. Deste total, 3.829.128 diz respeito à primeira dose, 1.460.238 à segunda dose e 147.601 cearenses tomaram a dose única. Em Fortaleza, por exemplo, a vacinação da D1 vai retornar na próxima quarta-feira (4).

O avanço foi viabilizado pelo recebimento, no último sábado (31) de um lote com mais 316.360 doses de vacinas, sendo 143,2 mil imunizantes da Pfizer e 173.160 da CoronaVac. O Estado já recebeu mais de 6,5 milhões de doses da vacina contra a Covid-19.

Por André Costa

Fonte: Diário do Nordeste

Revista Cariri Recomenda

Infectologistas explicam mitos e verdades sobre as vacinas
Coronavírus

Ceará é o primeiro estado do Nordeste com melhor desempenho na vacinação bivalente contra Covid-19 e o terceiro do País

22 de dezembro de 2023
Brasil recebe 1,4 milhão de doses da nova vacina contra Covid; saiba tudo sobre o imunizante
Coronavírus

Casos de Covid-19 aumentam em estados do Nordeste, segundo Fiocruz

14 de dezembro de 2023
Covid-19 e gripe: Comitê de Enfrentamento à Pandemia agenda “Dia D” de vacinação
Coronavírus

Com casos de Covid-19 em alta, Crato reabre Centro de Testagem

12 de dezembro de 2023
Sesa recomenda segunda dose da vacina bivalente para grupos prioritários; veja quais
Coronavírus

Sesa recomenda segunda dose da vacina bivalente para grupos prioritários; veja quais

8 de dezembro de 2023
Próximos
Celular travando? Três dicas simples para melhorar o desempenho

Celular travando? Três dicas simples para melhorar o desempenho

Família Bolsonaro em pânico: Investigação deve chegar a núcleo do ‘gabinete do ódio’

Além do Pegasus, Carlos Bolsonaro queria sistema para monitorar o Planalto

Suspeito de furtos e roubos morre em Juazeiro do Norte após ser alvejado a tiros na cabeça e tórax

Suspeito de furtos e roubos morre em Juazeiro do Norte após ser alvejado a tiros na cabeça e tórax

Mais Lidas

  • Por 9 votos a 1, STF rejeita recurso de Bolsonaro e mantém Moraes relator de investigações

    EUA retiram Moraes e esposa da lista de sanções da Lei Magnitsky

  • Brasil registra primeiro tratamento CAR-T totalmente produzido no país, com resultados robustos contra cânceres avançados

  • Governo devolve mais de R$ 169 milhões a aposentados e pensionistas do Ceará por descontos indevidos no INSS

  • Pedagoga é morta a tiros em frente a escola em Missão Velha; polícia investiga feminicídio

  • Moraes agradece a Lula e afirma que retirada de sanções dos EUA representa “vitória tripla” do Judiciário brasileiro

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat