Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Incidência da Covid no Ceará é ‘extremamente alta’ e transmissão comunitária continua, diz Fiocruz

Estado apresentou melhora nos níveis, mas ainda é o segundo do Nordeste em taxas de mortes pela doença

18 de junho de 2021
Brasil tem pior dia na pandemia: 1.641 mortes registradas em 24 horas
PUBLICIDADE

O Ceará e outras 19 unidades federativas apresentam alta incidência de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG), segundo revelou o boletim “Observatório Covid-19”, da Fiocruz. Os casos de SRAG atualmente no País são predominantemente por infecção do vírus Sars-CoV-2 e são casos graves (hospitalização e/ou óbito).

O estado cearense teve, entre os dias 30 de maio a 12 de junho – semanas epidemiológicas 22 e 23 – taxa superior a 10 casos para 100 mil habitantes, o que é considerado, pela Fundação, “extremamente alta”. O número significa que ainda há transmissão comunitária da Covid-19, aquela que não é possível rastrear a origem da infecção.

Dentre os noves estados nordestinos, o Ceará, com taxa de incidência 11,8, ocupa a sexta posição, abaixo do Piauí (11,7), Maranhão (9,9) e Bahia (7,9). O médico Carlile Lavor, coordenador da Fiocruz Ceará, explica que a taxa de incidência é importante para mensurar a intensidade com que acontece uma doença numa população.

“É o número de casos novos da doença que iniciaram no mesmo local em um determinado período de tempo. Ela mede a frequência ou probabilidade de ocorrência de casos novos de doença na população”. Quando há alta incidência, acrescenta o especialista, significa elevado risco coletivo de infecção.

Apesar deste número que inspira atenção, a taxa cearense aponta para curva decrescente. Somente Maranhão e Alagoas possuem curva acedente nas taxas.

Cenário de alerta
Já quando observado a incidência de óbitos, a taxa do Estado é a segunda maior do nordeste, ao lado da Paraíba, com 0,8, e atrás apenas de Sergipe (1,0). A incidência no Ceará vinha em queda e agora está em estabilidade.

• Maranhão – 0,4
• Alagoas e Bahia – 0,06
• Pernambuco, Rio Grande do Norte e Piauí – 0,7
• Ceará e Paraíba – 0,8
• Sergipe – 1,0

Os valores elevados de letalidade revelam falhas no sistema de atenção e vigilância em saúde nesses estados, como a insuficiência de testes, diagnóstico de triagem de infectados e seus contatos, e identificação de grupos vulneráveis, bem como a incapacidade de identificar e tratar adequadamente os casos graves de Covid-19.

Boletim Fiocruz
A taxa de casos também é de alerta no Ceará. Com 36,4, é a terceira maior do nordeste, atrás apenas da Paraíba (36,4) e Sergipe (55,5). Maranhão é o estado nordestino com menor taxa (10,9).

Carlile reconhece que alguns indicadores tiveram sensível melhora, mas adverte que o momento ainda é de preocupação. “A redução [indicadores] é inerente a uma pandemia. Vimos isso no ano passado e logo depois tivemos a segunda onda. Então temos que ficar vigilantes, pois há, sim, risco de uma nova onda”.

O coordenador da Fiocruz, no Ceará, exprime preocupação particular com as cidades interioranas. Segundo ele, em diversas localidades o descumprimento dos decretos pode implicar em sérios problemas em um futuro breve.

Redução na demanda
O Ceará está entre os dez estados que apresentaram, entre os dias 7 e 14 de junho, queda de pelo menos cinco pontos percentuais nas taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos no SUS. A maior redução foi em Rondônia (62% para 57%), seguida por Pará (78% para 71%).

Ceará caiu de 93% para 88%. A Fiocruz reforça, entretanto, que os números são referentes ao período analisado. Hoje, conforme o IntegraSus, plataforma oficial da Secretaria da Saúde (Sesa) do Estado, a taxa de ocupação está em 83,95%, melhor índice desde janeiro deste ano.

Amapá (68% para 63%), Piauí (88% para 83%), Rio Grande do Norte (94% para 89%), Paraíba (80% para 73%), Rio de Janeiro (81% para 71%), Mato Grosso do Sul (107% para 91%) e Goiás (90% para 85%) completam a lista.

“Como a ocupação de leitos em geral permanece alta, são necessárias ações para redução de novos casos em prazo mais longo.”
Boletim da Fiocruz

Queda na faixa etária
O boletim da Fiocruz apontou ainda que pela primeira vez, que a mediana das mortes também desceu abaixo de 60 anos. “Isto significa que mais da metade dos casos internados, casos internados em terapia intensiva e óbitos ocorrem no Brasil não em idosos, e sim em adultos jovens e maduros (20 a 59 anos)”.

No Ceará, os óbitos entre pessoas acima dos 60 anos ainda supera total de mortes de faixa etária inferior. Contudo, quando observado isolamento das infecções, o Estado apresenta rejuvenescimento da pandemia, com casos concentrados entre 20 a 50 anos.

“Há deslocamento da curva em direção a faixas etárias mais jovens. Na análise atual podemos observar ainda um estreitamento da curva de casos e um alargamento da curva dos óbitos. Isto sugere que podemos estar entrando em uma fase de compressão da morbimortalidade.”
Fiocruz

Manutenção dos protocolos de segurança
Com a ainda alta transmissão viral e o esquema de vacinação avançando com limitações, especialistas recomendam a manutenção das medidas de segurança, como uso de máscara e distanciamento social.

“A vacinação é lenta. Precisamos aplicar as duas doses para garantir uma maior eficiência do imunizante e isso tem caminhando a passos lentos. Somente com a vacinação em massa poderemos controlar a pandemia”, avalia Carlile.

Com a imunização ainda incipiente, o médio adverte ser preciso “não aglomerar e usar máscara, mesmo para aqueles que já se vacinaram”.

A Fiocruz reforça que “evidências de estudos demonstram que o uso de máscara, quando adotado amplamente pela sociedade, é uma intervenção não-farmacológica eficaz não apenas para reduzir a propagação da infecção, evitando que pessoas infectadas transmitam o vírus, mas também como proteção, reduzindo a exposição ao vírus de pessoas não infectadas”.

A Fundação Osvaldo Cruz acrescenta ainda que “quando máscaras são utilizadas em larga escala social, com 80% ou mais da população usando, modelagens indicam que há uma redução muito acentuada da transmissão. Se somente 50% da população utilizar máscaras a redução será mínima”.

“As máscaras protegem todos, pois evitam que pessoas infectadas exponham outras ao Sars-CoV-2, bloqueando a saída de gotículas contendo vírus no ar (denominado controle de origem) e, além disso, protegem os não infectados, formando uma barreira para grandes gotículas respiratórias.”
Fiocruz

O boletim da Fiocruz conclui que “sem ter pelo menos 75% da população vacinada, em um contexto de maior segurança para todos, ainda é muito precoce para não tornar mais obrigatório o uso de máscaras”.

Por André Costa

Fonte: Diário do Nordeste

Revista Cariri Recomenda

Infectologistas explicam mitos e verdades sobre as vacinas
Coronavírus

Ceará é o primeiro estado do Nordeste com melhor desempenho na vacinação bivalente contra Covid-19 e o terceiro do País

22 de dezembro de 2023
Brasil recebe 1,4 milhão de doses da nova vacina contra Covid; saiba tudo sobre o imunizante
Coronavírus

Casos de Covid-19 aumentam em estados do Nordeste, segundo Fiocruz

14 de dezembro de 2023
Covid-19 e gripe: Comitê de Enfrentamento à Pandemia agenda “Dia D” de vacinação
Coronavírus

Com casos de Covid-19 em alta, Crato reabre Centro de Testagem

12 de dezembro de 2023
Sesa recomenda segunda dose da vacina bivalente para grupos prioritários; veja quais
Coronavírus

Sesa recomenda segunda dose da vacina bivalente para grupos prioritários; veja quais

8 de dezembro de 2023
Próximos
Suco detox não desintoxica; veja benefícios reais e receitas da bebida

Suco detox não desintoxica; veja benefícios reais e receitas da bebida

Cadastro positivo automático começa e promete juro menor a bons pagadores

Vendas avançam e comércio cearense mira ampliação de horário e de capacidade de funcionamento

Oito fósseis são recolhidos em pedreiras pela polícia em combate à comercialização ilegal, em Santana do Cariri

Oito fósseis são recolhidos em pedreiras pela polícia em combate à comercialização ilegal, em Santana do Cariri

Mais Lidas

  • Fui bloqueado no WhatsApp. Como desbloquear?

    Fui bloqueado no WhatsApp. Como desbloquear?

  • Gripe K chega ao Brasil e OMS alerta para aumento de casos; veja sintomas e como se prevenir

  • Moraes determina início do processo para extradição de Ramagem, foragido nos EUA

  • Programa Sinalize recebe mais de R$ 230 milhões para pavimentação e sinalização em todo o Ceará

  • Bolsonaro passará por perícia médica nesta quarta-feira, após determinação do STF

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat