Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

7 coisas para saber sobre a vacina da Janssen

Testada em milhares de pessoas (no Brasil, sete mil voluntários participaram do estudo), a vacina é mais uma aposta segura para a imunização da população contra o novo coronavírus (Sars-CoV-2)

14 de junho de 2021
7 coisas para saber sobre a vacina da Janssen

(Foto: Michael Ciaglo/Getty Images)

PUBLICIDADE

A expectativa do Brasil é de em breve receber o primeiro lote com pouco mais de três milhões de doses da vacina da Janssen contra a Covid-19. A liberação foi feita após a farmacêutica Johnson & Johnson obter autorização do FDA, órgão regulador norte-americano.

Os imunizantes devem chegar perto do prazo de validade, estipulado inicialmente para até o dia 27 de junho. Mas, em coletiva de imprensa, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, observou que esse prazo foi prorrogado pela FDA para 8 de agosto. E a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) também já aprovou a ampliação da validade aqui no Brasil.

A vacina da Janssen recebeu autorização de uso no país pela Anvisa no dia 31 de janeiro e foi comprada pelo Ministério da Saúde no mês de março. Antes da antecipação para o junho, o envio das vacinas estava previsto inicialmente para o último trimestre deste ano, a partir do mês de outubro.

Testada em milhares de pessoas (no Brasil, sete mil voluntários participaram do estudo), a vacina é mais uma aposta segura para a imunização da população contra o novo coronavírus (Sars-CoV-2). Conheça algumas de suas principais características:

1. Tecnologia de “vetor viral não replicante”
A vacina da Janssen é baseada na tecnologia do vetor viral não replicante, semelhante à utilizada na vacina de Oxford/AstraZeneca. Ela usa um adenovírus (tipo de vírus que causa resfriado comum) que, modificados geneticamente, não se replicam e não causam resfriado.

Para produzir a vacina, um pedaço da proteína “S” do Sars-CoV-2, presente nas espículas responsáveis pela ligação do vírus às células do corpo humano, é colocado dentro do adenovírus (que é o vetor, ou transportador, desse material genético).

Ao receber a vacina, o sistema imune detecta essa proteína e passa a criar formas de combater esse invasor, criando uma resposta protetora contra a infecção.

2. Dose única
A vacina da Janssen é a primeira aprovada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) com o regime de imunização de apenas uma dose. De acordo com a entidade, “isso deve facilitar a logística de vacinação em todos os países”.

Vale lembrar que, após a aplicação, o corpo precisa de cerca de 15 dias para produzir uma resposta imune adequada.

3. Eficácia robusta
Em janeiro deste ano, a Janssen anunciou que a eficácia global (casos leves a moderados) da vacina é de 66% —menor do que as taxas globais das vacinas de Oxford (70%) e Pfizer (acima de 95%) e maior do que a CoronaVac (50,38%).

Mas a resposta protetiva a casos graves (que provocam internações e podem levar à morte) foi maior: chegou a 85%. Os dados foram publicados em estudo na revista científica New England Journal of Medicine.

O imunizante, que foi testado também no Brasil durante a fase 3, mostrou-se efetivo também contra as variantes de Manaus (chamada também de variante brasileira), da África do Sul e do Reino Unido.

De acordo com a OMS, os dados informados pela farmacêutica permitem afirmar que a vacina funciona também em pessoas mais velhas.

4. Armazenamento em refrigeradores comuns
A OMS explica que a vacina da Janssen precisa ser armazenada a -20°C, o que pode ser “desafiador” em alguns países.

No entanto, novos dados permitiram afirmar que o imunizante também pode ser guardado por até três meses em refrigeradores comuns a temperaturas entre 2 e 8°C.

5. Efeitos colaterais comuns são considerados leves
De acordo com CDC (Centros de Controle de Doenças) americano, os principais efeitos colaterais após a aplicação da vacina surgem em até dois dias e podem incluir cansaço, dor de cabeça, dores musculares, calafrios, febre e náusea.

O braço que recebeu a aplicação da vacina também pode apresentar dor e vermelhidão, mas todas essas reações são consideradas normais.

6. Risco de coágulos existe, mas é extremamente raro
Em abril deste ano, o FDA e o CDC anunciaram uma pausa no uso da vacina da Janssen para investigar possíveis casos de coágulos provocados após o uso do imunizante. Todos os casos reportados aconteceram em mulheres entre 18 e 48 anos que apresentaram coágulos no cérebro e no abdome.

À época, a União Europeia e a África do Sul também optaram por pausar o uso do imunizante pelo mesmo motivo.

Considerados extremamente raros, os casos de trombose reportados se mostraram muito semelhantes aos que ocorreram com a vacina de Oxford/AstraZeneca, que usa uma tecnologia de vetor viral em sua formulação.

Mas, após revisão de dados, as agências optaram novamente por liberar o uso da vacina em pessoas acima dos 18 anos por considerarem que os benefícios do imunizante superam os riscos.

7. Não há estudos sobre uso em grávidas
Embora não existam estudos feitos com gestantes, o FDA afirma que não há contraindicação do uso da vacina em mulheres nessa condição.

No Brasil, não há ainda uma posição oficial sobre a orientação nesses casos. No entanto, a vacina de Oxford/AstraZeneca, que utiliza uma tecnologia semelhante a da Janssen, não é recomendada para esse público.

*Com informações da OMS, FDA e CDC americano

Fonte: VivaBem/UOL

Revista Cariri Recomenda

Infectologistas explicam mitos e verdades sobre as vacinas
Coronavírus

Ceará é o primeiro estado do Nordeste com melhor desempenho na vacinação bivalente contra Covid-19 e o terceiro do País

22 de dezembro de 2023
Brasil recebe 1,4 milhão de doses da nova vacina contra Covid; saiba tudo sobre o imunizante
Coronavírus

Casos de Covid-19 aumentam em estados do Nordeste, segundo Fiocruz

14 de dezembro de 2023
Covid-19 e gripe: Comitê de Enfrentamento à Pandemia agenda “Dia D” de vacinação
Coronavírus

Com casos de Covid-19 em alta, Crato reabre Centro de Testagem

12 de dezembro de 2023
Sesa recomenda segunda dose da vacina bivalente para grupos prioritários; veja quais
Coronavírus

Sesa recomenda segunda dose da vacina bivalente para grupos prioritários; veja quais

8 de dezembro de 2023
Próximos
Ocupação de leitos de UTIs Covid no Ceará está acima de 90% há 14 dias seguidos

Brasil ultrapassa 488 mil mortes por Covid-19 nesta segunda-feira (14)

Documento que prevê volta obrigatória às escolas gera polêmica no início de vacinação de professores

Posso ser liberado do trabalho para me vacinar contra a Covid-19? Veja tira-dúvidas

Copa América já registra 41 casos de Covid-19 confirmados, diz Ministério da Saúde

Copa América já registra 41 casos de Covid-19 confirmados, diz Ministério da Saúde

Mais Lidas

  • Ceará Sem Fome conquista prêmio nacional e é reconhecido como referência no combate à fome

    Ceará Sem Fome conquista prêmio nacional e é reconhecido como referência no combate à fome

  • Governo autoriza contratação temporária de 39,1 mil pessoas para censos do IBGE

  • Cinturão das Águas atinge 91% de execução e tem conclusão prevista para 2026

  • Senado aprova PL da Dosimetria que reduz penas para condenados por atos golpistas

  • Icasa recebe depósito de R$ 80,9 milhões em indenização contra a CBF

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat