No Ceará, é preciso realizar o cadastro na plataforma Saúde Digital para a vacinação contra a Covid-19. Pelo menos 85 cidades já começaram a vacinar o público geral, entre 59 e 18 anos, de forma escalonada e decrescente. A gente explica como fazer o cadastro e conferir seu agendamento.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), apenas na última semana foram cadastrados mais de 50 mil usuários por dia para a vacinação da Covid-19. Todos os municípios do Estado adotaram o cadastro no Saúde Digital para organizar a imunização. Nesta quarta-feira, 9, o sistema apresentou instabilidades, impactando também o IntegraSUS.
Como fazer o cadastro no Saúde Digital?
1) Para se cadastrar, é preciso acessar o site Saúde Digital e clicar em “Ainda não tenho cadastro”;
2) Serão solicitadas informações básicas, como país de origem, CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe, telefone para contato, sexo, raça/cor e informações profissionais. O fornecimento do Cartão Nacional de Saúde (CNS) é opcional;
3) A próxima fase pede dados de saúde para identificar se a pessoa faz parte de grupos prioritários. Também é questionado se você teve Covid-19 recentemente;
4) A última etapa do processo pede o endereço de residência da pessoa, que servirá de base para o agendamento no município de aplicação da vacina;
5) Após o preenchimento de todos os dados, será aberta uma página para a confirmação de todos os dados. Nela, a pessoa deve criar uma senha de acesso e informar um e-mail;
6) A Secretaria da Saúde enviará um link de confirmação do cadastro para o e-mail fornecido.
Como saber se estou cadastrado?
1) Confira se você recebeu o e-mail de confirmação enviado pelo sistema. Apenas com o link do e-mail você consegue confirmar seu cadastro. Cheque todas as caixas do seu e-mail, inclusive “Spam” e “Lixeira”;
2) Após confirmar o cadastro por meio do e-mail, acesse o site Saúde Digital e clique em “Já tenho cadastro”. Digite seu CPF e sua senha e clique em “Entrar no sistema”;
3) Ao acessar o sistema, você visualiza seu nome, celular e e-mail, além do grupo prioritário em que se encontra, se for o caso. Existe ainda uma mensagem orientando a acompanhar o calendário de vacinação do seu município;
4) Também há a opção de “Editar cadastro” para quem precisar alterar algum dado previamente fornecido;
5) Caso não receba o e-mail de confirmação, a Sesa disponibiliza o telefone gratuito 0800 275 1475 para dúvidas sobre o Cadastro Estadual de Vacinação. Em Fortaleza, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibiliza o número 156;
6) No site da Sesa e do Governo do Ceará, está disponível também o assistente virtual “Plantão Coronavírus”. Para conferir seu cadastro por meio do chat, clique em “Confirmação do cadastro estadual da vacinação da Covid-19” e informe os dados solicitados.
Como saber se estou agendado?
Cada município possui uma logística própria de agendamento na vacinação da Covid-19 a partir dos dados do Saúde Digital. Por isso, é importante buscar os canais de comunicação da secretaria municipal de saúde da sua cidade e acompanhar como está o calendário de vacinação onde você mora. Confira no portal da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) os sites de cada prefeitura do Ceará.
Fonte: O Povo