Instalado no Crato, o Centro Cultural do Cariri está com praticamente 15% de execução. O espaço vai integrar a Rede de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), como uma das metas do Governo Estadual de instalação de centros culturais nos municípios cearenses. A obra está sendo implantada através da Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP) com futura gestão da Secretaria da Cultura (Secult)
Para realização do empreendimento está sendo aproveitada a estrutura do antigo Hospital Regional Manuel de Abreu, desativado em 2014, fundado em 1948 como Seminário da Sagrada Família. O complexo será modernizado e receberá áreas verdes revitalizadas, considerando a restauração e conservação dos elementos arquitetônicos dos ambientes. Nesta etapa, os trabalhos se concentram em drenagem e reforma interna do prédio principal, com a recuperação de pisos e paredes e instalações hidráulicas. Outra frente de serviços atua nas escavações das fundações do teatro. No entorno do complexo são feitos serviços de pavimentação e drenagem, pela rua lateral Vicente Máximo Feitosa.
“É um espaço de 12 mil metros quadrados (m²) de área construída, integrado com um gama de espaços para promover espetáculos e exposições, salas para pesquisa e formação artística, museus, alojamentos, manufatura de artesanatos, restaurante e café, um planetário e um novo bloco equipado com teatro de 6 andares e 500 lugares”, destaca o superintendente adjunto de Edificações da SOP, Celso Lelis.
“O Centro Cultural do Cariri se insere numa política de ampliação da Rede dos Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará para democratização do acesso aos bens e serviços culturais. Mesmo que instalado no Crato, ele será um centro regional que abraça todo o Cariri, abarca todos os seus municípios e valoriza as ricas expressões e manifestações da região. Será um grande complexo social que reúne cultura e natureza na perspectiva de um centro cultural parque, compreendendo o direito às artes e à cultura como centrais para o desenvolvimento da região do Cariri e da Chapada do Araripe como patrimônio da humanidade. Com este novo Centro Cultural vamos conectar mais ainda o Cariri com o mundo”, destaca o titular da Secult, Fabiano Piúba.
Além disso, o Centro Cultural do Cariri contará com área para lazer e esporte composta por areninha, quadra poliesportiva, pista de skate e parque infantil, todos cercados por vegetação nativa preservada, e, para garantir comodidade aos visitantes, dois amplos estacionamentos. Com investimentos da ordem de R$ 53,6 milhões, o equipamento tem previsão de ser entregue no segundo semestre de 2022.
Como parte das políticas do Governo do Estado para valorização e disseminação da Cultura, o Centro vai colocar em evidência talentos artísticos locais e regionais, se destacando como mais um dos pontos turísticos da Chapada do Araripe, na região do Cariri.