Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Cúpula do clima: Bolsonaro mente, omite fatos e manipula dados em discurso

Presidente não fez referências aos atuais recordes de desmatamento registrados na Amazônia, mas disse que pretende acabar com a atividade ilegal no setor até 2030

22 de abril de 2021
Cúpula do clima: Bolsonaro mente, omite fatos e manipula dados em discurso

(Foto: Reprodução)

PUBLICIDADE

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse hoje, em discurso na Cúpula dos Líderes sobre o Clima, que o Brasil está aberto à cooperação internacional e prometeu que o país atingirá a neutralidade climática até 2050.

Adotando um tom mais moderado em relação a outros discursos ambientais, Bolsonaro não fez referências aos atuais recordes de desmatamento registrados na Amazônia, mas disse que pretende acabar com a atividade ilegal no setor até 2030.

“Coincidimos, senhor presidente, com o seu chamado ao estabelecimento de compromissos ambicioso. Nesse sentido, determinei que nossa neutralidade climática seja alcançada até 2050. Antecipando em 10 anos a sinalização anterior”, disse.

“Entre as medidas necessárias para tanto, destaco aqui o compromisso de eliminar o desmatamento ilegal até 2030 com a plena e pronta aplicação do nosso código florestal. Com isso reduziremos em quase 50% nossas emissões até essa data”, completou.

Neutralidade climática significa zerar balanço das emissões de carbono. A proposta de Bolsonaro vai ao encontro de outras metas apresentadas por líderes mundiais durante o evento.

O pronunciamento ocorreu durante os trabalhos da cúpula do clima, evento virtual organizado pelo líder americano, Joe Biden. No total, a videoconferência reúne 40 dirigentes, entre os quais o chinês Xi Jinping e o russo Vladimir Putin.

No discurso, Bolsonaro voltou a falar sobre a importância de conciliar a preservação ambiental na Amazônia com o desenvolvimento econômico legal. Ele ainda disse que é preciso contemplar os interesses de todos os brasileiros, incluindo indígenas e comunidades tradicionais

“A solução desse paradoxo amazônico é condição essencial para o desenvolvimento sustentável da região. Devemos aprimorar a governança da terra, bem como tornar realidade a bioeconomia, valorizando efetivamente a floresta e a biodiversidade’, disse.

“Esse deve ser o esforço que contemple os interesses de todos os brasileiros, inclusive indígenas e comunidades tradicionais. Diante da magnitude dos obstáculos, inclusive financeiro. É fundamental poder contar com a contribuição de países, empresas, e entidades dispostas a atuar de maneira imediata, real e construtiva na solução desses problemas”, completou.

Tom moderado era esperado
Interlocutores do Palácio do Planalto e do Itamaraty já esperava um tom mais moderado de Bolsonaro, buscando um afastamento da imagem ruidosa deixada durante a abertura da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) no ano passado.

Na ocasião, Bolsonaro mentiu, distorceu fatos e afirmou que o Brasil seria “vítima de uma das mais brutais campanhas de desinformação sobre a Amazônia e o Pantanal”, uma suposta “campanha escorada em interesses escusos” por parte de “instituições internacionais” junto a “associações brasileiras, aproveitadoras e impatrióticas”.

No evento, realizado em setembro de 2020, o presidente também responsabilizou “índios e caboclos” amazônicos por incêndios na região, e declarou que as queimadas no Pantanal ocorriam em função de altas temperaturas na região.

Em tese, a mudança do perfil discursivo de Bolsonaro e o foco em uma postura classificada internamente como “moderada” fazem parte de um esforço do governo brasileiro para melhorar o diálogo com a comunidade internacional, sobretudo Estados Unidos e China.

Essa é uma demanda que se mostrou inevitável aos interesses do país e resultou, inclusive, na troca de comando no Itamaraty —o ex-ministro Ernesto Araújo, olavista e adepto de teorias sobre “globalismo” e “marxismo cultural”, foi substituído pelo diplomata Carlos França.

Biden convida líder indígena
Além de Jair Bolsonaro, Biden convidou uma líder indígena para participar da Cúpula de Líderes sobre o clima. Trata-se de Sinéia do Vale, da etnia wapichana da Terra Indígena Raposa Serra do Sol e que representará o Conselho Indígena de Roraima. A informação foi publicada pelo blog do colunista do UOL Jamil Chade.

Seu debate ocorrerá num painel que será moderado pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA e que contará ainda com a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, o governador de Tóquio, o governador do estado de Novo México e o presidente do congresso nacional de indígenas americanos.

“Essa sessão irá destacar os esforços críticos de atores não estatais e subnacionais que estão contribuindo para uma recuperação verde e trabalhando de forma estreita com governos nacionais para fazer avançar a ambição climática e resiliência”, explicou a Casa Branca.

A cúpula
A Cúpula de Líderes sobre o clima, que tem a Casa Branca como anfitriã, é uma iniciativa alinhada com a narrativa eleitoral de Biden, que derrotou nas urnas o concorrente à reeleição, o republicano Donald Trump. A gestão do ex-presidente ficou marcada por rupturas em relação a compromissos de preservação ambiental e preocupação com mudanças climáticas. Foi assim com o histórico Acordo de Paris, por exemplo.

O evento, que ocorre entre os dias 22 e 23 de abril, é tratado como oportunidade fundamental para que Biden assuma o protagonismo dentro desse contexto.

O democrata anunciou a meta de reduzir pela metade as emissões de gases do efeito estufa nos Estados Unidos até 2030 — em relação a 2005.

“Em seu convite, o presidente exorta os líderes a usarem a Cúpula como uma oportunidade para delinear como seus países também contribuirão para uma ambição climática mais forte”, afirma o comunicado da Casa Branca sobre o lançamento da cúpula.

A conferência também é vista como uma etapa importante para que as grandes potências mundiais se comprometam com planos mais ambiciosos na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, que acontecerá em Novembro, em Glasgow.

*Com BBC Brasil e agências

Fonte: UOL

Revista Cariri Recomenda

COP30 encerra debates sem consenso sobre combustíveis fósseis
Meio Ambiente

COP30 encerra debates sem consenso sobre combustíveis fósseis

23 de novembro de 2025
Ceará reforça protagonismo na transição energética durante painel na COP30
Meio Ambiente

Ceará reforça protagonismo na transição energética durante painel na COP30

14 de novembro de 2025
Ceará apresenta inventário inédito de emissões de gases de efeito estufa na COP 30
Meio Ambiente

Ceará apresenta inventário inédito de emissões de gases de efeito estufa na COP 30

13 de novembro de 2025
Lula na COP30: “A emergência climática é uma crise de desigualdade”
Meio Ambiente

Lula na COP30: “A emergência climática é uma crise de desigualdade”

10 de novembro de 2025
Próximos
Peritos alertam para os riscos do álcool em gel falsificado

MPCE deflagra operação contra supostas fraudes na compra de álcool gel pela Prefeitura de Granjeiro

Conta de energia no Ceará fica mais cara a partir de hoje; veja reajustes por classe de consumo

Conta de energia no Ceará fica mais cara a partir de hoje; veja reajustes por classe de consumo

Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte deve R$88 mil a pareceristas de editais da Aldir Blanc

Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte deve R$88 mil a pareceristas de editais da Aldir Blanc

Mais Lidas

  • Carro desgovernado atropela duas mulheres e invade casas em Várzea Alegre

    Carro desgovernado atropela duas mulheres e invade casas em Várzea Alegre

  • Criminosos usam dados de contribuintes para aplicar golpes em nome da Receita; saiba como se proteger

  • Ceará recebe 29 mil doses da vacina contra vírus sincicial respiratório (VSR)

  • Acréscimo de 25% pode aumentar aposentadoria do INSS; saiba como solicitar

  • Ceará reúne 1.545 candidatos para a prova discursiva do CNU; veja horários, locais e regras

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat