Uma noite mágica para a população do Crato, especialmente para os moradores do bairro Mirandão que foram conhecer, na noite dessa quarta-feira (31), a Praça Mais Infância, construída por meio da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). O equipamento faz parte do Programa Mais Infância Ceará e foi inaugurado pelo governador Camilo Santana e pela primeira-dama do Ceará, Onélia Santana. O Governo do Ceará já entregou 10 praças, de um total de 32.
“Esse espaço é fundamental para que as famílias do bairro Mirandão, possam se divertir com segurança e tranquilidade”. São palavras da diarista Adriana Alves da Silva, mãe de duas crianças que foram ver de perto a inauguração da Praça Mais Infância.
Camilo Santana lembrou que a prioridade, além do lazer, é a segurança. “Todo o Parque é cercado, o que garante que as crianças não têm acesso a rua e ficam protegidas. Além da cerca, os monitores vão orientar as crianças, o que garante aos pais a certeza de que elas estão em um lugar seguro.
A Praça Mais Infância do Crato tem uma área total de 2.362,12 m², composta por quadra poliesportiva, playground, academia ao ar livre, espiribol, bicicletário, área para picnic e pergolado e ainda bloco de apoio com banheiros acessíveis, fraldário, administração e depósito. Na ocasião, o Estado entrega ainda kits com redes e bolas de basquete, vôlei, futsal, espiribol.
O equipamento foi construído por meio do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III) com o investimento total de R$ 953.849,16, sendo 80% financiado pelo Governo do Ceará através do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e 20% do município, que também cede o terreno para a construção da praça, como contrapartida.
Municípios contemplados
Além do Crato, Aquiraz, Amontada, Acaraú, Granja, Maranguape Pacatuba, Pentecoste, São Benedito, Sobral e Viçosa do Ceará, mais 21 municípios receberão a Praça Mais Infância: Acopiara, Boa Viagem, Camocim, Canindé, Cascavel, Caucaia, Crateús, Fortaleza, Icapuí, Icó, Iguatu, Itapipoca, Itarema, Juazeiro do Norte, Mauriti, Maracanaú, Quixadá, São Gonçalo do Amarante, Tauá, Tianguá e Trairi.
As Praças Mais Infância estão dentro do pilar “Tempo de Brincar” do Programa Mais Infância Ceará. Além das Praças Mais Infância, já foram implantadas pelo Governo do Ceará nos municípios 35 brinquedocreches e 85 brinquedopraças e outras 75 brinquedopraças estão previstas.
Por Samuel Pinheiro