Um dos três principais jornais americanos, o Washington Post colocou no ar nesta sexta (2) o editorial “Bolsonaro fracassou em conter a Covid-19. Agora ele pode estar mirando a democracia”.
Em meio a “um dos piores picos de infecção por Covid-19 que o mundo já viu”, o presidente brasileiro tem outra coisa em mente:
“Em vez de lutar contra o coronavírus, Bolsonaro parece estar preparando as bases para outro desastre: um golpe político contra os parlamentares e eleitores que poderiam removê-lo do cargo. Com alguns no Congresso ameaçando impeachment, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva emergindo como um poderoso adversário nas eleições do ano que vem, Bolsonaro demitiu o ministro da Defesa, e os comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica saíram junto.”
Afirmando que “há motivos para preocupação”, citando até o apoio de Eduardo Bolsonaro à invasão do Capitólio nos EUA, o jornal alerta:
“As democracias dos Estados Unidos e da América Latina devem prestar atenção à medida que as eleições do próximo ano se aproximam —e deixar claro para Bolsonaro que uma interrupção da democracia seria intolerável. Ele não deve ter permissão para destruir uma das maiores democracias do mundo.”
Por Nelson de Sá
Fonte: Folha de S.Paulo