Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

SUS: veja como são os sistemas de saúde de outros 5 países

Inspirado no National Health System (NHS) do Reino Unido, o Sistema Único de Saúde foi criado durante a Assembleia Constituinte em 1988

5 de abril de 2021
SUS: veja como são os sistemas de saúde de outros 5 países

SUS foi a instituição pública que mais ganhou credibilidade na pandemia - sobretudo, entre os mais pobres (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

PUBLICIDADE

Atendendo a mais de 150 milhões de pessoas, o Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro é considerado um dos maiores do mundo. A capilaridade (já que ele chega a 80% dos moradores do país) é considerada um dos fatores de sucesso do programa. Além das consultas, os pacientes têm acesso a remédios, procedimentos cirúrgicos, serviços de urgência e emergência e mais.

Inspirado no National Health System (NHS) do Reino Unido, o SUS foi criado durante a Assembleia Constituinte em 1988. Referência para países vizinhos da América Latina, o SUS também é observado por pesquisadores da Europa e América do Norte. O programa já foi elogiado, inclusive, pelo cientista Richard Dawkins, que foi atendido no Brasil, em 2015, após um acidente em São Paulo.

Veja, a seguir, uma comparação do Sistema Único de Saúde com 5 países do mundo:

1. Reino Unido
O país que serviu de inspiração para o Brasil realmente possui o sistema universal de saúde mais parecido com o nosso. O NHS foi fundado em 1948 e é ramificado para três nações: Inglaterra, Escócia e País de Gales. Apesar do mesmo nome, cada país opera o seu programa de forma independente.

Assim como o SUS, o NHS é gratuito para todos os cidadãos que estão em solo britânico, sejam eles nascidos por lá, imigrantes legais e ilegais. Para se ter uma ideia, é o NHS que tem vacinado as pessoas contra o coronavírus, incluindo os membros da Família Real e o primeiro-ministro, Boris Johnson.

Apesar de bastante elogiado mundo afora, chegando a receber honrarias como o melhor sistema de saúde do mundo, pesquisadores já apontaram que o programa precisa melhorar na prevenção de mortes precoces, por exemplo.

2. França
A França também possui um sistema de saúde universal financiado em grande parte pelo Estado. Apesar disso, ele não é gratuito, já que os franceses precisam obrigatoriamente pagar um seguro para custear a manutenção do benefício.

Parecido com o Brasil, os pacientes são consultados primeiro por um clínico geral antes de serem encaminhados para um especialista. O programa foi criado oficialmente em 1945, mas o país trabalha questões de saúde pública desde o final do século XIX.

3. Portugal
Portugal possui o Sistema Nacional de Saúde (SNS), mas diferentemente de França e Inglaterra, os portugueses pagam os tratamentos médicos, consultas e exames. Uma visita a um especialista custa cerca de 7 euros (R$ 46 na cotação atual), enquanto uma consulta de urgência básica custa em torno de 14 euros (R$ 93 na cotação atual).

Muitas pessoas que moram em Portugal, nascidos lá ou imigrantes, são isentos das chamadas “taxas moderadoras”. Esse é o caso de grávidas, pessoas com até 17 anos, bombeiros, militares e outros públicos. Os médicos da família são muito populares na nação do mediterrâneo, o que promove uma grande integração entre o profissional, pacientes e familiares.

4. Estados Unidos
Diferentemente do que muita gente pensa, os Estados Unidos possuem um sistema público de saúde. A diferença para os outros países citados, incluindo o Brasil, é que o programa não é universal e atende somente uma parcela pequena da população. A maior parte dos norte-americanos é atendida pelo sistema privado de saúde, que exige do paciente um convênio médico.

Um dos principais problemas da saúde no país da América do Norte é que muitos procedimentos não são cobertos pelo convênio, o que faz com que as pessoas tenham que gastar verdadeiras fortunas dependendo do problema.

O programa Obamacare, criado pelo ex-presidente Barack Obama, tentou regular o sistema de convênios, criando regras para as seguradoras. Após 10 de sua aplicação, a saúde no país ainda é alvo de críticas por não realizar uma cobertura universal e continuar fazendo com que famílias tenham que arcar com milhares de dólares para custear internações e cirurgias, por exemplo.

5. Argentina
Na vizinha Argentina os pacientes também possuem acesso aos setores público e privado de saúde. O sistema público é parecido com o Brasil, sendo universal e gratuito. A questão é que ele atende somente cerca de 37% dos argentinos, geralmente os mais pobres, mas fornece vacinas, consultas, exames e cirurgias.

A maior parte dos hermanos (51%) se consulta no sistema de “obras sociales”, que são entidades privadas mantidas por sindicatos que oferecem atendimento a trabalhadores. Esses serviços são pagos e os valores são obtidos diretamente do salário dos funcionários.

A outra parte do sistema funciona com base na “medicina prepaga”, que são espécies de planos de saúde. Os hospitais e clínicas privadas cobrem a atenção médica, internação e medicamentos.

Fonte: Mega Curioso

Revista Cariri Recomenda

Ceará recebe 29 mil doses da vacina contra vírus sincicial respiratório (VSR)
Saúde

Ceará recebe 29 mil doses da vacina contra vírus sincicial respiratório (VSR)

7 de dezembro de 2025
Anvisa proíbe fabricação, venda e divulgação de três suplementos alimentares no Brasil
Saúde

Anvisa proíbe fabricação, venda e divulgação de três suplementos alimentares no Brasil

4 de dezembro de 2025
Insônia: causas, sintomas e quando procurar tratamento para problemas com o sono
Saúde

Relógio mental desajustado pode explicar insônia em adultos mais velhos, aponta estudo

2 de dezembro de 2025
OMS publica primeira diretriz sobre uso de terapias com canetas emagrecedoras no tratamento da obesidade
Saúde

OMS publica primeira diretriz sobre uso de terapias com canetas emagrecedoras no tratamento da obesidade

2 de dezembro de 2025
Próximos
Governo do Estado cria grupo de trabalho para discutir retorno gradual e seguro da atividade econômica

Após lockdown, Ceará começa a reduzir média de novos casos de Covid

Governo federal não cumpre plano pelo 2º mês e entregará 73% das vacinas prometidas

Governo federal não cumpre plano pelo 2º mês e entregará 73% das vacinas prometidas

Polícia conduz grupo e apreende jet skis durante aglomeração em açude de Icó

Polícia conduz grupo e apreende jet skis durante aglomeração em açude de Icó

Mais Lidas

  • Elmano anuncia pagamento da segunda parcela do 13º e antecipação da folha de dezembro

    Elmano anuncia pagamento da segunda parcela do 13º e antecipação da folha de dezembro

  • Seleção Brasileira conhece tabela da fase de grupos da Copa de 2026

  • Os perigos silenciosos de uma noite mal dormida – Por Mirta Lourenço

  • Datafolha aponta vantagem de Lula sobre Flávio Bolsonaro e Tarcísio em cenários para 2026

  • Ceará reúne 1.545 candidatos para a prova discursiva do CNU; veja horários, locais e regras

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat