Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Medicamentos do ‘Kit Covid’ não têm eficácia comprovada e podem causar danos à saúde

Especialistas ressaltam que as drogas não possuem eficácia comprovada, mas alguns defendem o uso mediante prescrição do médico

27 de março de 2021
Hipócrates e o altar de Hermes e Asclépio – Por J. Flávio Vieira

Os medicamentos que compõe o 'Kit Covid' não tem eficácia comprovada no tratamento da doença (Foto: Getty Images)

PUBLICIDADE

O uso de medicamentos do chamado ‘Kit Covid’ voltou ao debate após entidades médicas e científicas brasileiras assinarem documento pedindo o banimento dos medicamentos no tratamento da Covid-19. A elaboração do boletim foi liderada pela Associação Médica Brasileira (AMB).

Especialistas ouvidos pela reportagem ressaltam que os medicamentos não possuem eficácia comprovada, mas alguns defendem o uso mediante prescrição do médico. O conjunto de medicamentos batizado como ‘Kit Covid’ inclui cloroquina, azitromicina, hidroxicloroquina e ivermectina.

O infectologista Roberto Justa relata que o uso “indiscriminado” destes medicamentos que “não se mostraram eficazes no tratamento da doença” não passa “de uma grande farsa”.

“Tal farsa tem um custo muito elevado, financeiro e principalmente de vidas perdidas. Muitos acreditaram nisso e relaxaram em medidas que realmente funcionam, como isolamento social, uso de máscara, higienização das mãos”, afirma.

Sem comprovação de eficácia
O posicionamento do infectologista, que integra o Coletivo Rebento – Médicos e Defesa da Vida, da Ciência e do SUS é corroborado pelo boletim do Comitê Extraordinário de Monitoramento da Covid-19 grupo liderado pela Associação Médica Brasileira (AMB).

Em um dos itens, a entidade reforça a contra-indicação de medicações como a hidroxicloroquina e a ivermectina e pedem, portanto, que esses medicamentos sejam banidos do tratamento contra a infecção.

“Não possuem eficácia científica comprovada de benefício no tratamento ou prevenção da COVID-19, quer seja na prevenção, na fase inicial ou nas fases avançadas dessa doença, sendo que, portanto, a utilização desses fármacos deve ser banida”, diz o texto.

Autonomia do médico
Médico da linha de frente do atendimento a pacientes com Covid-19, Vicente Freire defende que, no atendimento ambulatorial, é necessário respeitar a autonomia do médico. “Nenhum medicamento tem eficácia comprovada. As evidências são conflitantes, é necessário estudar mais”, explica.

Ele aponta que o ideal é que houvesse a vacinação em larga escala e o acesso a medicamentos com eficácia comprovada. Na ausência disso, ele afirma que cada médico deve ter a liberdade de, ao fazer o acompanhamento do paciente, poder prescrever o medicamento mais adequado.

O presidente do Conselho Federal de Medicina (CMF), Mauro Ribeiro, afirmou que não irá rever a posição sobre os medicamentos usados como “tratamento precoce”.

“Nesse momento não vemos necessidade de modificar o parecer e temos dificuldade de entender por que tamanha resistência de se respeitar a autonomia do médico e a do paciente para o tratamento de uma doença que não tem tratamento conhecido nessa fase”, afirmou nesta quinta (25).

Roberto Justa critica a posição da entidade. “(Isso) vai de encontro a um dos princípios fundamentais da bioética, ‘primum non nocere’ (‘antes de tudo, não fazer mal’ ao paciente) e distorce a compreensão do que é autonomia médica”, argumenta.

Acompanhamento médico
Diretor da Sociedade de Cirurgia Vascular Regional Ceará, Vicente Freire esclarece que existem dois casos em que a utilização de medicamentos do ‘Kit Covid’ é comprovadamente contra-indicada.

“O uso hospitalar não se mostrou benéfico para os pacientes. Os hospitais não utilizam em pacientes hospitalizados, a não ser em casos específicos”, detalha. Um dos exemplos é a ivermectina, utilizada para balancear efeitos negativos do uso de corticóides – medicamentos necessários em pacientes que estejam fazendo uso de oxigênio.

Ele enfatiza ainda que as pessoas não devem fazer o uso de nenhum medicamento que integra o ‘Kit Covid’ sem a prescrição e o acompanhamento médico. “Na pandemia, as pessoas, por conta do medo, estão se colocando em um risco desnecessário”, afirma.

Entre os efeitos colaterais, ele cita alterações hepáticas, sangramentos intestinais e problemas no sistema imunológico. Na última semana, foram registrados, em São Paulo, cinco pacientes que estão na fila do transplante de fígado após o uso das medicações.

“Precisa de avaliação médica. (Os medicamentos) Não têm eficácia comprovada) e é arriscar a própria saúde por acreditar que o remédio vai fazer efeito, mas sem ser avaliado pelo médico”, afirma Freire.

Por Luana Barros

Fonte: Diário do Nordeste (Com informações da Agência Estado)

Revista Cariri Recomenda

Infectologistas explicam mitos e verdades sobre as vacinas
Coronavírus

Ceará é o primeiro estado do Nordeste com melhor desempenho na vacinação bivalente contra Covid-19 e o terceiro do País

22 de dezembro de 2023
Brasil recebe 1,4 milhão de doses da nova vacina contra Covid; saiba tudo sobre o imunizante
Coronavírus

Casos de Covid-19 aumentam em estados do Nordeste, segundo Fiocruz

14 de dezembro de 2023
Covid-19 e gripe: Comitê de Enfrentamento à Pandemia agenda “Dia D” de vacinação
Coronavírus

Com casos de Covid-19 em alta, Crato reabre Centro de Testagem

12 de dezembro de 2023
Sesa recomenda segunda dose da vacina bivalente para grupos prioritários; veja quais
Coronavírus

Sesa recomenda segunda dose da vacina bivalente para grupos prioritários; veja quais

8 de dezembro de 2023
Próximos
Carteira de trabalho digital: como fazer o cadastro no app para celular

Aperto no Orçamento trava programas de emprego do governo Bolsonaro

Imunidade pós-vacina pode demorar semanas, dizem especialistas

Prazo final do cadastro para receber vacina contra a Covid-19 é prorrogado até dia 11 de abril

Morre aos 73 anos o narrador esportivo Paulo Stein

Morre aos 73 anos o narrador esportivo Paulo Stein

Mais Lidas

  • Por 9 votos a 1, STF rejeita recurso de Bolsonaro e mantém Moraes relator de investigações

    EUA retiram Moraes e esposa da lista de sanções da Lei Magnitsky

  • IBGE amplia prazo de inscrições e altera cronograma de seleção com 9.590 vagas temporárias

  • Instrutores autônomos no Crajubar se credenciam para novo modelo de formação de condutores

  • UFCA abre concurso com 22 vagas para cargos técnico-administrativos

  • Brasil adotará exigências mais rígidas para menores de 16 anos nas redes sociais; veja como vai funcionar

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat